Posted by: APO | 31 July 2015

Africa50 angaria 830 milhões de dólares para infraestruturas em África


Africa50 angaria 830 milhões de dólares para infraestruturas em África

ABIDJAN, Côte d’Ivoire, July 31, 2015/African Press Organization (APO)/ Africa50 (http://www.Africa50.com), a nova e inovadora plataforma de investimento em infraestruturas promovida pelo Banco Africano de Desenvolvimento (http://www.afdb.org), efetuou a sua Assembleia Geral Constitutiva a 29 de julho de 2015 em Casablanca, Marrocos. Vinte (20) países africanos e o Banco Africano de Desenvolvimento subscreveram uma quantia conjunta inicial de 830 milhões de dólares em capital social. Estes países fundadores africanos são compostos pelo Benim, Camarões, Congo, Djibouti, Egito, Gabão, Gana, Costa do Marfim, Madagáscar, Malawi, Mali, Mauritânia, Marrocos, Nigéria, Níger, Senegal, Serra Leoa, Sudão, Gâmbia e Togo. Enquanto esta primeira tranche apenas esteve disponível para os países africanos, prevê-se que a segunda tranche e as tranches subsequentes estarão disponíveis não só para os países africanos que irão investir na Africa50, mas também os investidores não soberanos, em África e fora dela. Prevê-se que a segunda tranche esteja disponível antes do final de 2015.

Logo: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/logos/africa50.jpg

Photo: http://www.photos.apo-opa.com/index.php?level=picture&id=2331

O orador deste evento histórico, o Dr. Donald Kaberuka, Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento e o atual Presidente dos Conselhos de Administração da Africa50, afirmou: “a grande presença de estados africanos e os compromissos financeiros são o testemunho de uma visão partilhada para encontrar novas formas de acelerar o aprovisionamento de infraestruturas. A Africa50 será um passo de mudança para o financiamento e o desenvolvimento das infraestruturas em África”.

O motivo da existência da Africa50 é mobilizar poupanças a longo prazo, dentro e fora de África para o financiamento de projetos de infraestruturas comercialmente viáveis em toda a África. Através de uma abordagem integrada, a Africa50 irá investir em projetos de infraestruturas africanas em escala, em conjunto com toda a cadeia de valor financeiro do projeto destinada a elevar as janelas de Financiamento do Projeto e Desenvolvimento do Projeto. A forte expressão do compromisso efetuado hoje pelos países africanos é um primeiro passo em direção à atração dos investidores institucionais, incluindo fundos soberanos, fundos de pensões, empresas de seguros e outras fontes de financiamento a longo tempo em todo o mundo. Prevê-se que a capitalização a médio prazo da Africa50 atinja os 3 mil milhões de dólares.

Durante a Assembleia Geral Constitutiva, os membros fundadores da Africa50 assinaram os estatutos, os quais estabelecem as normas mais elevadas de governação corporativa. A sede da Africa50 situa-se em Casablanca, em Marrocos. Um contrato relativo à sede foi assinado com o Reino de Marrocos que confere à Africa50 diversos privilégios e imunidades similares aos que o Banco Africano de Desenvolvimento usufrui. As outras decisões tomadas nas reuniões incluem as nomeações dos membros dos Conselhos de Administração dos veículos de Financiamento do Projeto e Desenvolvimento do Projeto e também a nomeação da KPMG como auditores externos.

O Sr. Mohamed Boussaid, o Ministro das Finanças do Reino de Marrocos, afirmou que a Africa50 é uma ideia que chegou na altura certa e que a Assembleia Geral Constitutiva é um primeiro passo importante em direção à sua transformação em realidade.

Os Conselhos de Administração recentemente eleitos reuniram-se depois da Assembleia Geral Constitutiva e lançaram o recrutamento do Chief Executive Officer da Africa50 através de um processo de seleção competitivo internacional. Entretanto, o Conselho nomeou o Sr. Alassane Ba para assumir o cargo de Presidente Executivo, como parte das medidas para operacionalizar imediatamente a Africa50. Espera-se que a Africa50 inicie os projetos de desenvolvimento e financiamento antes do final de 2015.

Distribuído pela APO (African Press Organization) em nome da Africa50.

Para obter mais informações, por favor, visite www.africa50.com

Contactos para a comunicação social:

Amina HAOUAS

Tel.: +212 (0) 530 177 300

E-mail: a.haouas@afdb.org

Sobre a Africa50:

A Africa50 (http://www.Africa50.com) é um veículo inovador promovido pelo Banco Africano de Desenvolvimento e concebido para acelerar o desenvolvimento das infraestruturas em África. A Africa50 possui duas janelas operacionais principais: o Financiamento do Projeto e Desenvolvimento do Projeto. Ambos foram constituídos em Casablanca, Marrocos, e usufruem de certos privilégios e imunidades. Ao mesmo tempo que adota uma forte abordagem ao setor público e privado no desenvolvimento dos seus negócios, a Africa50 é fundada com base nas mais elevadas estruturas de governação corporativa, ética, financeira, ambiental e de responsabilidade social.

SOURCE

Africa50


Categories

%d bloggers like this: