Posted by: APO | 29 June 2015

A Nova Era do Comércio Eletrónico em África


A Nova Era do Comércio Eletrónico em África

MAPUTO, Mozambique, June 29, 2015/African Press Organization (APO)/ Cada vez mais as tecnologias de informação dinamizam o comércio em África. Operações que antes duravam dias a serem processadas, são agora mais rápidas devido à melhorada velocidade da rede e à proliferação de dispositivos com ligação à Internet. Uma comodidade para muitos, uma oportunidade de negócio para outros.

Logo Africa Internet Group: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/logos/africa-internet-group.png

Logo Kaymu: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/logos/kaymu.png

Photo: http://www.photos.apo-opa.com/index.php?level=picture&id=2242
(Rocket Internet – Escritório Central – Berlim)

Photo: http://www.photos.apo-opa.com/index.php?level=picture&id=2241 (Kaymu Moçambique – Imagem Promocional)

Logo Rocket Internet: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/logos/rocket-internet.png

Tomemos como caso de estudo a gigante Rocket Internet (https://www.rocket-internet.com). Fundada em 2008 em Berlim e tendo começado com apenas quatro colaboradores, é hoje um dos principais investidores em e-commerce em África. A sua principal ambição é tornar-se a maior plataforma mundial de serviços web fora dos Estados Unidos e da China, acreditando que “a Internet tem o poder de mudar a forma como as pessoas vivem, trabalham e consomem”. Esta é, de resto, a principal linha condutora na apresentação da sua missão e valores no seu último relatório anual (http://www.apo.af/Vy1xC1), com referência frequente às palavras “mudança” e “desenvolvimento”. Após a IPO de outubro do ano passado, é também no mesmo documento que apresentam impressionantes estatísticas: no ano de 2014, as vendas da empresa alemã chegaram aos 104 milhões de euros, com um portefólio avaliado em 3.1 milhões de euros.

Mas a que se dedica, afinal, a gigante Rocket Internet? Repetidamente referida como incubadora de empresas, a Rocket especializa-se em adaptar modelos de negócios bem sucedidos e escaláveis e fazê-los vingar em países africanos, asiáticos e europeus. Uma das vertentes onde a empresa alemã aposta intensamente é no acesso mobile, desenvolvendo aplicações para todos os seus projetos. Não é de estranhar esta inclinação já que, em 2014, atingiu um impressionante número de sessões mobile de 34%.

Caso esteja atento às mais recentes tendências de serviços e compras online a nível mundial, é provável que já se tenha deparado com um dos muitos serviços apoiados pela Rocket: a plataforma de compra e entrega de comida hellofood, o serviço de booking de hotéis Jovago ou o mais recente site de procura de emprego Everjobs. A empresa até apoiou o desenvolvimento de uma transportadora própria – a AIG Express nasceu de forma a controlar melhor as operações de entrega ao domicílio dos serviços existentes e melhorar a experiência do consumidor. Nos PALOP, a empresa detém uma percentagem de negócios em Angola e Moçambique, como o portal de imobiliário Lamudi (http://www.lamudi.co.mz) e a plataforma de compra e venda de produtos Kaymu (http://www.kaymu.co.mz) podendo, no futuro, investir em outros negócios em países de língua portuguesa.

Distribuído pela APO (African Press Organization) em nome da Africa Internet Group.

CONTACTO

Andreia Mota | Kaymu Moçambique

Alguns números da Rocket Internet:

•          Presente em 110 países espalhados por 6 continentes;

•          Emprega cerca de 30,000 pessoas;

•          4.4 biliões de visitas em 2014 (sites Rocket Internet e respetivas aplicações);

•          Divide as suas operações 4 grupos regionais: Latin America Internet Group, Africa Internet Group, Middle East Internet Group, Asia Pacific Internet Group

Rocket Internet – https://www.rocket-internet.com/

Africa Internet Group – http://www.africainternetgroup.com/

SOURCE

Africa Internet Group


Categories

%d bloggers like this: