Posted by: APO | 19 March 2015

África : Comunicar com uma das classes médias em mais rápida expansão do mundo


África : Comunicar com uma das classes médias em mais rápida expansão do mundo

JOHANNESBURG, South-Africa, March 19, 2015/African Press Organization (APO)/ Apesar das vastas oportunidades que África oferece a várias marcas e negócios, a comunicação com os mil milhões de consumidores do continente pode ser um desafio, fruto da variedade de culturas, situações políticas e barreiras linguísticas existentes.

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(Megan Collinicos, Diretora de Publicidade e Relações Públicas da DHL Express da África Subsariana)

Segundo Megan Collinicos, Diretora de Publicidade e Relações Públicas da DHL Express da África Subsariana (http://www.dpdhl.com), caso as mensagens e os canais não sejam corretamente direcionados e adaptados a este mercado em crescimento, o nível de sucesso dos negócios em expansão para esta região é substancialmente reduzido.

O Banco Africano de Desenvolvimento relatou(1) que, acompanhando o crescimento económico em vários territórios africanos, o aumento do rendimento real levará a um maior consumo, que se prevê que duplique na próxima década. Refere ainda que um crescimento de 4,5% no PIB per capita capitalizado anualmente ao longo de 2015 resultará num aumento de mais de 35% no consumo em África.

Collinicos destaca a pesquisa recentemente publicada pela Nielsen, Perspetivas sobre Mercados Emergentes(2), que destaca o facto de os consumidores em África estarem recetivos a mensagens de marketing com mais de metade (48%) dos inquiridos a confirmar que a publicidade tem uma influência significativa sobre as decisões que tomam sobre o que compram. A pesquisa também revelou que 38% dos inquiridos são motivados a comprar um produto específico através de atividades promocionais e que 34% comprarão mais ou darão preferência a produtos de empresas que sabem estar envolvidas em programas ou práticas de responsabilidade social corporativa. O marketing de boca em boca continua(3) a ser importante para a tomada de decisões dos consumidores nos mercados emergentes.

“As empresas devem, por isso, ser inovadoras com o marketing no continente africano, já que os consumidores nessas regiões estão relativamente recetivos aos canais não tradicionais. É também essencial ter estratégias individuais para as diferentes regiões de África. O que resulta na Nigéria poderá não funcionar necessariamente no Uganda ou na Zâmbia.”

“Com a nossa presença em todos os países de África, esforçámo-nos por entender cada mercado individual e desenvolver estratégias individuais adequadas a cada um deles. Obtivemos alguns dos nossos maiores sucessos através de intervenções de rua, onde nos envolvemos em atividades divertidas com o público em geral. Estas iniciativas são particularmente eficazes em cidades onde o panorama publicitário tradicional já se encontra congestionado. A nossa promessa de serviço é ‘Excellence. Simply Delivered’. Por isso, centramos as nossas mensagens e ações de comunicação no domínio da excelência na expedição e na entrega. Assim, podemos dar ao consumidor uma ideia clara daquilo que fazemos – isto permite-nos combinar reconhecimento de marca com associação de marca. Quando os consumidores precisarem de enviar uma encomenda, pensarão na DHL”, acrescenta Collinicos.

“Prevê-se(4) que o uso da Internet em telemóveis aumentará 20 vezes nos próximos cinco anos em África, o dobro do ritmo de crescimento no resto do mundo, e que o preço da transferência de dados seja cada vez mais baixo. Isso faz com que as técnicas de publicidade digitais e inteligentes nas redes sociais sejam um canal viável para atingir o mercado alvo. É relativamente eficaz em termos de custos, em comparação com os canais tradicionais, e tem a vantagem de ser flexível e imediato. Temos mais de 450 000 seguidores no Facebook, o que nos permite comunicar com um grande público em tempo real, partilhando tudo desde ofertas especiais, conselhos de expedição, atividades promocionais, patrocínios, as nossas histórias de responsabilidade social corporativa e usando a plataforma como um serviço adicional para o cliente.

“À medida que o entusiasmo e o interesse crescem em torno de África, como um mercado atrativo em expansão para PME, deverão escolher-se cuidadosamente as estratégias de marketing para as respetivas regiões – uma comunicação eficaz poderá ditar o sucesso da expansão global”, conclui Collinicos.

Distribuído pela APO (African Press Organization) em nome da Deutsche Post DHL.

(1) Grupo Banco Africano de Desenvolvimento, O Mercado de Consumo Africano (http://www.afdb.org/en/blogs/afdb-championing-inclusive-growth-across-africa/post/the-african-consumer-market-8901)

(2) Nielsen, Perspetivas sobre Mercados Emergentes (http://www.nielsen.com/ssa/en/insights/news/2014/why-marketing-to-consumers-not-the-masses-is-the-key-to-brand-success-in-africa.html)

(3) McKinsey & Company, Construção da Marca em Mercados Desenvolvidos (http://www.mckinsey.com/insights/winning_in_emerging_markets/building_brands_in_emerging_markets)

(4) The Guardian, Uso da Internet em telemóveis em África com aumento previsto de 20 vezes (http://www.theguardian.com/world/2014/jun/05/internet-use-mobile-phones-africa-predicted-increase-20-fold)

Contacto para os meios de comunicação social:

Megan Collinicos. Diretora: Publicidade e Relações Públicas, África Subsariana

DHL Express

Tel.: +27 21 409 3613 Telemóvel: +27 76 411 8570

megan.collinicos@dhl.com

Siga-nos: www.twitter.com/DHLAfrica

DHL – A empresa de logística para o mundo

A DHL é a marca líder mundial na indústria logística. A família de divisões da DHL oferece um portefólio de serviços de logística sem rival, desde a entrega nacional e internacional de encomendas, expresso internacional, transporte rodoviário, aéreo e marítimo até gestão de cadeias de abastecimento industrial. Com mais de 325 000 colaboradores em mais de 220 países e territórios por todo o mundo, ligamos pessoas e negócios de forma segura e fiável, permitindo fluxos comerciais globais. Com soluções especializadas para mercados e indústrias em expansão, incluindo comércio eletrónico, tecnologia, ciências da vida e saúde, energia, ramo automóvel e comércio a retalho, um compromisso assumido com a responsabilidade social corporativa e uma presença sem rival nos mercados em desenvolvimento, a DHL está decididamente posicionada como “A empresa de logística para o mundo”.

A DHL faz parte do Deutsche Post DHL Group. O grupo gerou receitas superiores a 56 mil milhões de euros em 2014.

Para obter mais informações: www.dpdhl.com

Imagens de stock disponíveis em: http://www.dpdhl.com/en/media_relations/media_library.html

SOURCE

Deutsche Post DHL


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