Posted by: APO | 19 February 2015

Envolvimento dos funcionários é crucial para o sucesso das empresas


Envolvimento dos funcionários é crucial para o sucesso das empresas

As políticas e a gestão eficazes do envolvimento dos funcionários podem fomentar a inovação

CAPE-TOWN, South-Africa, February 19, 2015/African Press Organization (APO)/ O envolvimento dos funcionários é um dos principais fatores no sucesso das empresas no competitivo mercado atual. Vários estudos demonstram o impacto positivo deste envolvimento no desempenho das empresas. Uma pesquisa da Gallup, a empresa de consultadoria e avaliação de desempenho global com sede nos EUA, descreve os funcionários envolvidos como psicologicamente mais empenhados numa tarefa e mais passíveis de darem um contributo positivo à organização.

Logo: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/logos/dhl_logo2.jpg

Photo: http://www.photos.apo-opa.com/index.php?level=picture&id=1767
(Lebo Tseladimitlwa, Vice-Presidente de Recursos Humanos na DHL Express da África Subsariana)

A tese é apoiada por Lebo Tseladimitlwa, Vice-Presidente de Recursos Humanos na DHL Express da África Subsariana (http://www.dpdhl.com), que defende que as políticas e a gestão eficazes do envolvimento dos funcionários podem fomentar a inovação, a produtividade e os resultados financeiros, e devem ser utilizadas para superar as condições adversas do mercado.

A DHL recebeu recentemente o prémio Overseas Project of the Year (Projeto Estrangeiro do Ano) na entrega dos UK Employee Engagement Awards (Prémios de Envolvimento de Funcionários do Reino Unido), que reconhece empresas fora do Reino Unido que procuram inovar e colocar os funcionários no centro das operações. Tseladimitlwa diz que ter funcionários motivados como um dos principais pilares da estratégia global da DHL Express contribuiu para o reconhecimento da empresa.

Tseladimitlwa explica: “Sabemos que temos de fomentar uma cultura comum em 220 países e, por isso, criámos o programa de formação Especialistas Internacionais Certificados (CIS) para os nossos 3500 funcionários em África. Todos os funcionários em todos os países, desde o CEO Global até aos mensageiros, passaram por este programa de formação, reforçando assim as nossas competências fundamentais enquanto organização. Também promovemos várias iniciativas internas, tais como Semanas de Valorização dos Funcionários, prémios de Funcionário do Trimestre e Funcionário do Ano, além de um Inquérito de Opinião dos Funcionários promovido por um órgão independente, e pedimos aos funcionários que deem feedback em todas as áreas relacionadas com os seus níveis de satisfação e envolvimento. Dispomos de uma equipa operacional que analisa o feedback e implementa as medidas corretivas necessárias para que possamos fazer progressos significativos anualmente. Em 2009, o nosso nível de envolvimento dos funcionários era 57%, em 2014, atingimos os 80%. É verdade que tudo aquilo que é avaliável é alcançável.”

“Dispomos também de um programa de desenvolvimento interno chamado Made In Africa, que gera uma lista sustentável e dinâmica de futuros líderes que podem suceder em cargos do Conselho de Administração de África, do Conselho de Administração Nacional e em funções da administração sénior. O programa reduz a dependência histórica de importações de expatriados e promove uma melhoria dos talentos a nível interno.”

A DHL recebeu também recentemente a certificação “Top Employers Africa” de 2015 pelo Top Employers Institute, que reconhece a importância que a empresa dá ao envolvimento e ao desenvolvimento dos funcionários. Isto depois de ter recebido a certificação “Top Employer” a nível dos mercados locais em seis países africanos, nomeadamente, na África do Sul, na Nigéria, no Quénia, no Uganda, na Etiópia e no Gana.

“Os funcionários devem ser encorajados a evoluir, tanto a nível pessoal como profissional, e devem ser motivados a expandirem os horizontes e a aproveitarem o seu potencial através de várias iniciativas de aprendizagem e desenvolvimento. Estes objetivos devem ser definidos pela empresa e avaliados em intervalos regulares. O envolvimento dos funcionários deve também ser integrado nos critérios de desempenho dos diretores, pois esta é a estratégia que apresenta mais benefícios.”

“Acreditamos que existem talentos de grande calibre neste continente, por isso, o desenvolvimento contínuo dos talentos e dos níveis de envolvimento dos funcionários é extremamente importante. Se forem desenvolvidos e geridos corretamente, estes níveis de envolvimento podem resultar na prestação de um serviço de excelência para os clientes,” conclui Tseladimitlwa.

Distribuído pela APO (African Press Organization) em nome da Deutsche Post DHL.

Contacto para os meios de comunicação social:

Megan Collinicos. Diretora: Publicidade e Relações Públicas, África Subsariana

DHL Express

Tel.: +27 21 409 3613 Telemóvel: +27 76 411 8570

megan.collinicos@dhl.com

DHL – A empresa de logística para o mundo

A DHL (http://www.dpdhl.com) é a líder mundial de mercado na indústria logística e de transportes e “A empresa de logística para o mundo”. A DHL aplica os seus conhecimentos especializados sobre transporte expresso internacional, entrega de encomendas nacional e internacional, frete aéreo e marítimo, transporte rodoviário e ferroviário, bem como sobre soluções relacionadas com contratos e comércio eletrónico em toda a cadeia de abastecimento. Uma rede global composta por mais de 220 países e territórios e com cerca de 315 000 colaboradores em todo o mundo que disponibiliza aos consumidores a melhor qualidade de serviço e conhecimento local para satisfazer os seus requisitos de expedição e da cadeia de abastecimento. A DHL aceita a sua responsabilidade social ao apoiar a proteção ambiental, a gestão de catástrofes e a educação.

A DHL faz parte do grupo Deutsche Post DHL. O grupo gerou receitas superiores a 55 biliões de euros em 2013.

Para obter mais informações: www.dpdhl.com

Imagens de stock disponíveis em: http://www.dpdhl.com/en/media_relations/media_library.html

SOURCE

Deutsche Post DHL


Categories

%d bloggers like this: