Posted by: africanpressorganization | 14 January 2015

Especialista da ONU sobre o direito à habitação condigna realiza primeira visita oficial a Cabo Verde


 

Especialista da ONU sobre o direito à habitação condigna realiza primeira visita oficial a Cabo Verde

 

GENEVA, Switzerland, January 14, 2015/African Press Organization (APO)/ — Relatora Especial das Nações Unidas Leilani Farha realiza uma visita oficial a Cabo Verde, de 19 a 26 de Janeiro de 2015 para conhecer as conquistas e os desafios do país na realização do direito à habitação condigna e não-discriminação neste contexto. Esta é a primeira vez que um perito independente do Conselho de Direitos Humanos da ONU vista o país.

 

“Irei prestar especial atenção à situação das pessoas mais vulneráveis e marginalizadas, incluindo aquelas que provavelmente estarão desabrigadas, as mulheres e as pessoas que vivem em assentamentos informais ou sem acesso adequado aos serviços”, disse a especialista independente, encarregada pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU para monitorar, reportar e aconselhar sobre a realização do direito à habitação condigna em todo o mundo.

 

“Esta é uma oportunidade para, junto com as autoridades nacionais e a sociedade civil caboverdianas, discutir e analisar as disparidades no acesso e a acessibilidade de habitação nas áreas urbanas e rurais, e como o direito à moradia adequada está sendo implementado”, observou a Relatora Especial.

 

A especialista em direitos humanos, que visita o país a convite das autoridades de Cabo Verde, irá reunir-se com representantes do Governo bem como com os responsáveis locais, a sociedade civil, organizações comunitárias e moradores, nas ilhas de Santiago, Sal e São Vicente. Ela também se reunirá com representantes da comunidade internacional e funcionários da ONU.

 

No final da sua missão de oito dias, a Sra. Farha compartilhará resultados preliminares da sua visita, numa conferência de imprensa, a ter lugar no dia 26 de Janeiro, às 15h00, no edifício das Nações Unidas na Cidade da Praia.

 

A Relatora Especial apresentará um relatório sobre o direito à habitação condigna e à não discriminação em Cabo Verde, numa próxima sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas em Genebra.

 

SOURCE 

United Nations – Office of the UN High Commissioner for Human Rights (OHCHR)


Categories

%d bloggers like this: