Posted by: APO | 28 November 2014

ViiV Healthcare anuncia novas subvenções de apoio para pôr termo à transmissão do VIH de mãe para filho


ViiV Healthcare anuncia novas subvenções de apoio para pôr termo à transmissão do VIH de mãe para filho

Número recorde de subvenções concedidas para 2015 por altura do 5.º aniversário do Positive Action for Children Fund

LONDRES, Reino Unido, November 28, 2014/African Press Organization (APO)/ O Positive Action for Children Fund (PACF) tem orgulho em anunciar 103 subvenções para 2015, num total de 5 milhões de libras. 54 novas subvenções e 49 prolongamentos serão atribuídos para apoiar as respostas da comunidade no sentido de ajudar a pôr termo à transmissão do VIH de mãe para filho, prestando serviços essenciais às mães, às crianças e às famílias afetadas pelo VIH.

Logo: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/logos/viiv.jpg

O PACF estabelece parcerias com organizações locais que trabalham para melhorar a saúde e o bem-estar das mulheres e crianças afetadas pelo VIH, e das comunidades onde vivem. Todos os projetos do PACF trabalham no sentido de reforçar os laços entre estas comunidades e os sistemas de saúde locais e os governos, para que mais famílias tenham acesso a informação, medidas de prevenção, testes e tratamento do VIH. Juntas, estas intervenções salvaguardam a saúde das mulheres e das suas famílias, num esforço por atingir os objetivos definidos no Plano Global (http://goo.gl/jDZfVi) no sentido de eliminar novas infeções entre crianças até 2015 e de manter as suas mães vivas.

Os parceiros do PACF abordam uma variedade de fatores relacionados com a transmissão do VIH de mãe para filho na sua comunidade, desde promover o acesso das mulheres e das raparigas à educação e aos serviços de saúde, à realização de testes precoces de VIH em crianças, melhorando a retenção das mães nos serviços de VIH locais. Segundo as estatísticas do Plano Global, o número total de novas infeções por VIH entre crianças foi reduzido para metade entre 2009 e 2011, em países de rendimentos baixos e médios. O Plano Global prevê que, em 2015, o número de crianças que contraem a infeção do VIH pode ser reduzido até 90% em relação à base de referência de 2009.

Em 2015, mais de 50 organizações estabelecerão uma parceria com o PACF pela primeira vez. Graças a estas novas parcerias, o PACF irá chegar a países que antes não tinham apoio, incluindo o Togo, Angola e a Colômbia. O seu trabalho irá estender-se a 25 países.

“Foi um ano compensador para o PACF, em termos da qualidade, número e cobertura geográfica das subvenções concedidas, com maior enfoque no apoio a projetos de pequena escala,” afirmou Catherine Peckham, presidente do conselho do PACF.

De entre as 103 parcerias novas e prolongadas anunciadas para 2015, aproximadamente 90 parceiros são organizações comunitárias centradas em pequenas iniciativas, o que demonstra uma tendência ainda mais forte para apoiar projetos locais. O PACF visa chegar a populações que muitas vezes se encontram em áreas rurais e que são mal servidas por instalações de saúde.

Para as organizações comunitárias que necessitam de apoio para poderem realizar o seu trabalho, o PACF presta uma assistência única no reforço de capacidades através de uma mentoria personalizada com peritos na área do VIH. Esta atenção especial permite que as organizações comunitárias reforcem e mantenham os seus programas, bem como alarguem os serviços de prevenção e tratamento do VIH, e prestem cuidados pré-natais a mais pessoas que deles necessitem.

“Apoiar projetos que causem uma mudança real nas comunidades afetadas pelo VIH é a principal razão porque a ViiV criou o PACF”, declarou Dominique Limet, CEO da ViiV. “Estamos orgulhosos pelas nossas parcerias com estes grupos em todo o mundo que estão a fazer com que isto se concretize. Eles desempenham um papel verdadeiramente essencial na missão que partilhamos. A ViiV Healthcare está absolutamente empenhada em ajudar as comunidades afetadas pelo VIH e pela SIDA.”

Distribuído pela APO (African Press Organization) em nome da ViiV Healthcare.

Sobre o Plano Global e as mulheres e crianças que vivem com o VIH.

O Plano Global, lançado pela UNAIDS e pelo departamento americano do Global AIDS Coordinator, inclui dois objetivos ambiciosos para 2015: reduzir em 90% o número de novas crianças infetadas com o VIH e reduzir em 50% o número de mortes relacionadas com a gravidez entre as mulheres que vivem com o VIH.

Segundo o Plano Global, cerca de 199 000 crianças foram infetadas com VIH em 2013, menos de metade do número alcançado em 2003, quando o número de crianças infetadas pelo VIH ascendeu a 570 000. Além disso, aproximadamente 70% das mulheres grávidas a viver com o VIH receberam fármacos antirretrovirais para prevenir a transmissão de mãe para filho do VIH em 2013, quando em 2009 essa taxa foi de 33%. Com os esforços acelerados, o Plano Global prevê que o número de crianças que contraem a infeção do VIH poderá ser reduzido em 90% em 2015, em relação à base de referência de 2009.

Sem tratamento, até 40% dos bebés nascidos de mães VIH-positivas começarão a sua vida infetados, e aproximadamente metade deles morrerão antes dos dois anos de idade.

Sobre o Positive Action for Children Fund

Em 2009, a ViiV Healthcare comprometeu-se a investir 50 milhões de libras no PACF ao longo de dez anos. Agora a entrar no seu quinto ano, o PACF contribuiu com mais de 24 milhões de libras para apoiar famílias em comunidades afetadas pelo VIH. Atualmente, o PACF financia mais de 200 projetos em quatro continentes.

Os esforços do PACF estão em linha com o Plano Global da UNAIDS e com a Estratégia da prevenção da transmissão de mãe para filho (PMTCT) da Organização Mundial de Saúde, ambos os quais visam eliminar novas infeções por VIH entre crianças e manter as suas mães vivas. O PACF visa também aliviar o impacto do VIH e da SIDA na saúde das mulheres e das crianças, apoiando intervenções que envolvem comunidades afetadas, desenvolvendo a sua capacidade de participação e de liderança.

Sobre a ViiV Healthcare

A ViiV Healthcare (http://www.viivhealthcare.com) é uma empresa global especializada em VIH, fundada em novembro de 2009 pela GlaxoSmithKline (LSE: GSK) e pela Pfizer (NYSE: PFE) dedicada a produzir avanços no tratamento e cuidados das pessoas que vivem com o VIH. A Shionogi juntou-se como acionista a 10%, em outubro de 2012. O objetivo da empresa é interessar-se pelo VIH/SIDA de forma mais alargada e aprofundada do que qualquer outra empresa o fez até à data e utilizar uma nova abordagem para fornecer fármacos para o VIH novos e eficazes, e apoiar comunidades afetadas pelo VIH. Para mais informações sobre a empresa, sobre a sua Direção, portfólio, canais de informação e missão, visite www.viivhealthcare.com.

Contactos:

ViiV, questões de meios de comunicação RU/EU:  Sebastien Desprez      +44 7920 567 707

           Marc Meachem          +1 919 483 8756

GSK, questões de meios de comunicação globais:  David Daley   +44 (0) 20 8047 5502

           Melinda Stubbee        +1 919 483 2510

GSK, questões de analistas/investidores:     Ziba Shamsi   +44 (0) 20 8047 5543

           Kirsty Collins (SRI e CG)     +44 (0) 20 8047 5534

           Tom Curry      + 1 215 751 5419

           Gary Davies   +44 (0) 20 8047 5503

           James Dodwell           +44 (0) 20 8047 2406

           Jeff McLaughlin        +1 215 751 7002

           Lucy Singah   44 (0) 20 8047 2248

Declaração de precaução da GlaxoSmithKline relativamente às declarações prospetivas: A GSK alerta os investidores que qualquer declaração prospetiva ou projeção feita pela GSK, incluindo a apresentada neste comunicado de imprensa, está sujeita a riscos e incertezas que podem originar resultados materialmente diferentes daqueles que foram projetados. Os fatores que podem afetar as operações da GSK são descritos no ponto 3.D “Fatores de risco” do Relatório Anual da empresa, no Formulário 20-F de 2013.

Referências

1.         Link para o Relatório Intercalar do Plano Global de 2014: http://www.zero-hiv.org/wp-content/uploads/2014/11/UNAIDS-Global-Plan-Report-2014.pdf

SOURCE

ViiV Healthcare


Categories

%d bloggers like this: