Posted by: APO | 25 June 2014

O Conselho de Administração do BOAD autoriza o financiamento de novos projetos no valor de 29 mil milhões de francos CFA


 

O Conselho de Administração do BOAD autoriza o financiamento de novos projetos no valor de 29 mil milhões de francos CFA

 

DAKAR, Senegal, June 25, 2014/African Press Organization (APO)/ O Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento da África Ocidental (BOAD) (http://www.boad.org) realizou a sua 93.ª sessão ordinária na terça-feira, 24 de junho de 2014, nas instalações do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO), em Dacar, sob a presidência de Christian ADOVELANDE, Presidente do Conselho de Administração e Presidente do BOAD.

Logo: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/logos/boad-1.jpg

 

Durante esta sessão, o Conselho de Administração, depois de ter aprovado a ata da sua 92.ª reunião, realizada a 26 de março de 2014, em Lomé, examinou e aprovou o balanço das realizações intercalares das previsões financeiras do exercício de 2014.

Aprovou também quatro propostas de empréstimo a médio e longo prazo, num montante total de 29,04 mil milhões de francos CFA e uma proposta de empréstimo a curto prazo num montante de 5 mil milhões de francos CFA. Estes novos financiamentos de 3124,9 mil milhões de francos CFA correspondem ao montante global dos financiamentos a médio e longo prazo do BOAD, referentes a 715 projetos. O montante acumulado dos financiamentos a curto prazo corresponde a 147,1 mil milhões de francos CFA.

 

As propostas de empréstimo aprovadas referem-se às seguintes operações:

 

•          Financiamento parcial do projeto de melhoria do sistema de abastecimento de água potável da cidade de Tafiré e das localidades vizinhas, na Costa do Marfim. O projeto tem como objetivo aumentar a produção de água potável da zona afetada, dos atuais 72 m3/dia para 1500 m3/dia, no início previsto da exploração das infraestruturas em 2016, e para 3600 m3/dia até 2035. Permitirá também alargar a rede de abastecimento de água potável às localidades de Badikaha e N’golodougou para abastecer cerca de 40 000 habitantes até 2020 e diminuir em 50 % a taxa de incidência de doenças transmissíveis por meio da água associadas ao consumo de água não potável. Montante do empréstimo: 2,342 mil milhões de francos CFA.

 

•          Financiamento parcial do projeto de construção de um aterro de resíduos sólidos da cidade de Lomé, no Togo. Será feito o aproveitamento de uma superfície com cerca de 192 ha, podendo receber 300 000 toneladas de resíduos por ano, segundo as normas internacionais, durante um período mínimo de 20 anos. A execução do projeto contribuirá, desta forma, para uma melhor proteção do ambiente urbano. Montante do empréstimo: 6 mil milhões de francos CFA.

 

•          Consolidação do empréstimo inicial contraído a favor do projeto de autoestrada com portagem Dacar – Diamniadio com o financiamento parcial do seu prolongamento até ao Aeroporto Internacional Blaise DIAGNE (AIBD) pela Société EIFFAGE de la Nouvelle autoroute concédée (SENAC) SA , no Senegal. O BOAD financiou parcialmente, num montante de 15 mil milhões de francos CFA, a construção da autoestrada com portagem “Dakar – Diamniadio”, cuja exploração foi iniciada a 1 de agosto de 2013. Tendo em conta a contração deste empréstimo inicial, o BOAD aceita acrescentar um novo empréstimo no montante de 5 mil milhões de francos CFA para o prolongamento desta autoestrada até ao novo Aeroporto Internacional Blaise Diagne (AIBD) em Diass, a 47 km de Dacar. Montante consolidado com o apoio do Banco: 18,498 mil milhões de francos CFA.

 

•          Construção de uma unidade de fabrico de embalagens de cartão pela Société SCS Malienne de Cartonnerie SA, no Mali. O objetivo deste projeto é produzir mais de 5 milhões de unidades de embalagens de cartão e 1 200 000 sacos de acondicionamento no primeiro ano, passando para 13 % ao ano, para atingir 8 500 000 unidades de embalagens de cartão e 2 milhões de sacos de acondicionamento no ano 5, ano modelo. Montante do empréstimo: 2,3 mil milhões de francos CFA.

 

•          Empréstimo a curto prazo a favor do Estado do Senegal para o financiamento parcial do Programa de emergência de eletrificação rural (PUER – Programme d’urgence d’électrification rurale). Este programa deverá contribuir para alcançar o objetivo do governo de aumentar a taxa de eletrificação rural de 26 %, em 2013, para 60 %, em 2016. Mais especificamente, a presente operação, cofinanciada pelo sistema bancário local, refere-se à eletrificação de 150 aldeias espalhadas pelas 13 regiões do Senegal. Montante do empréstimo: 5 mil milhões de francos CFA.

 

O Conselho de Administração também aprovou a abertura de uma linha de crédito da Sociedade islâmica para a promoção do setor privado (SID) a favor do BOAD. Este concurso, que representa a primeira operação da SID na África Ocidental, reforçará as capacidades de intervenção do BOAD no setor privado, nomeadamente a favor das PME. Montante da linha de crédito: 30 milhões de euros, ou seja, 19,68 mil milhões de francos CFA.

O Conselho de Administração também deu um parecer favorável relativamente ao estado de cobrança dos créditos sobre os empréstimos do BOAD a 22 de maio de 2014. Além disso, tomou conhecimento dos seguintes processos:

 

•          Evolução e grandes eixos do projeto de Plano estratégico 2015-2019 do BOAD;

•          Relatório de execução da emissão de ordens de pagamento BOAD 2014-2021;

•          Ata da reunião ordinária do Conselho de Ministros da UMOA, realizada a 27 março de 2014, em Yamoussoukro.

 

Ao concluir os trabalhos, o Presidente Christian ADOVELANDE, em nome do Conselho de Administração, agradeceu às autoridades senegalesas pela receção calorosa e fraternal reservada aos Administradores, assim como pelas disposições materiais e organizacionais que permitiram a realização desta sessão nas melhores condições.

                                                       
 

                                                                                            Saïdou OUEDRAOGO

                                       Diretor de Comunicação,

                                                                            Marketing e Relações Públicas

 

Distribuído pela APO (African Press Organization) em nome da West African Development Bank (BOAD).

 

 

Para mais informações

Direção de Comunicação e Relações Públicas

Tel.: + 228 22 23 27 09

Fax: + 228 22 23 24 38

Endereço de correio eletrónico: boadsiege@boad.org

 

SOURCE 

West African Development Bank (BOAD)


Categories

%d bloggers like this: