Posted by: APO | 4 June 2014

Cingapura aumenta os laços econômicos com África


 

Cingapura aumenta os laços econômicos com África

 

A terceira edição do fórum de negócios Africa Singapore Business Forum determina o cenário para fluxos comerciais e de investimentos mais fortes entre os dois mercados

 

JOHANNESBURG, South-Africa, June 4, 2014/African Press Organization (APO)/

1.         Cingapura emergiu como o maior investidor na África entre os países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) de acordo com o último relatório das Nações Unidas – World Investment Report 2013. Os laços econômicos de Cingapura, localizada estrategicamente no coração do sudeste asiático, com a África só têm aumentado. No final de 2012, Os investimentos de Cingapura na África viram uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 11.2% em relação aos cinco anos anteriores, alcançarem US$15.9 bilhões(1). O comércio Cingapura-África também cresceu, chegando a US$11.1 bilhões em 2013, e alcançando um forte CAGR de 11.7% desde 2009.

 

Logo: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/logos/iesingapore.jpg

 

Photo 1: http://www.photos.apo-opa.com/index.php?level=picture&id=1138

 

Photo 2: http://www.photos.apo-opa.com/index.php?level=picture&id=1137

 

Photo 3: http://www.photos.apo-opa.com/index.php?level=picture&id=1136

 

Photo 4: http://www.photos.apo-opa.com/index.php?level=picture&id=1135

 

Photo 5: http://www.photos.apo-opa.com/index.php?level=picture&id=1134

 

2.         De acordo com o International Enterprise (IE) Singapore (http://www.iesingapore.com), o órgão governamental de Cingapura que promove o comércio e investimentos internacionais, atualmente há mais de 60 empresas de Cingapura operando em mais de 50 países na África. Os projetos englobam uma grande variedade de setores, desde agronegócios, alimentos e bebidas, e petróleo e gás, a serviços de administração pública eletrônica (eGovernment), tecnologia da informação e comunicações, e transporte e logística.

 

3.         Nas palavras de G. Jayakrishnan, Group Director para o Oriente Médio e África, IE Singapore, “As empresas de Cingapura estão tomando medidas concretas para participarem mais ativamente do crescimento africano. Sabendo das necessidades significativas de desenvolvimento da África, vemos uma oportunidade de colaborar e desenvolver soluções de longo prazo em muitas áreas, incluindo desenvolvimento e planejamento urbano, eGovernment, petróleo & gás, transporte & logística, industrialização & zonas econômicas especiais, treinamento técnico e vocacional, energia, água e moradia a preço acessível. Cingapura pode contribuir ativamente conforme os governos da África procurarem diversificar o crescimento e melhorar a infraestrutura comercial e social de seus países.”

 

Potencial para mais parcerias África-Cingapura

 

4.         Apesar do limitado mercado doméstico de Cingapura e a falta de recursos naturais, o país evoluiu do terceiro para o primeiro país do mundo e se desenvolveu em um centro de negócios competitivo e dinâmico. Durante os anos pós-independência, as empresas de Cingapura acumularam grande experiência e capacidades em diversos setores, incluindo eGovernment, planejamento e desenvolvimento urbano, e petróleo & gás.

 

eGovernment

5.         A jornada do eGovernment de Cingapura teve início no começo dos anos 1980, com o objetivo de transformar a pequena cidade-estado em um usuário de tecnologia da informação de nível internacional.  Hoje, Cingapura é unanimemente reconhecida por estudos internacionais de avaliação comparativa de desempenho (benchmarking) como o Relatório Global de TI do Fórum Econômico Mundial, e os projetos de eGovernment do país receberam elogios internacionais, incluindo os prêmios Stockholm Challenge Award e o UN Public Service Award. Ao dividir sua experiência com a África, a CrimsonLogic, um fornecedor de Cingapura para soluções eletrônicas (eSolutions), desenvolveu um sistema de Judiciário Eletrônico (eJudiciary) para a Suprema Corte e Supremo Tribunal em Oshakati e Windhoek, na Namíbia. O novo sistema permitiu que o judiciário arquivasse documentos jurídicos de modo eficaz e administrasse processos eletronicamente, registrando de modo digital procedimentos jurídicos.

 

Planejamento e desenvolvimento urbano

6.         Limitada pelo espaço físico, Cingapura deu total atenção ao uso eficiente do solo durante o planejamento urbano a longo prazo, desde os primeiros estágios do desenvolvimento. Isso permitiu que Cingapura lidasse com desafios que muitas cidades de rápido crescimento enfrentam, como interrupções de energia e água, casas populares insuficientes, tratamento sanitário e de resíduos, e congestionamento de tráfego.

 

7.         De um país com escassez de água enfrentando escassez de moradia, Cingapura cresceu e se transformou em um líder mundial na área de controle de água integrada com casas de qualidade e ambientes sustentáveis. Atualmente, 100% da população de Cingapura têm acesso à água potável e modernas instalações sanitárias, enquanto mais de 90% dos residentes no país são proprietários de suas casas – esta é uma das mais altas taxas de propriedade habitacional do mundo(2). As empresas de Cingapura exportaram essas soluções para a África, como os projetos Sembcorp Silulumanzi nos municípios de Ballito e Mbombela, que fornecem água potável segura e tratamento de águas residuais.

 

Petróleo e gás

8.         No setor de petróleo e gás, Cingapura é um dos maiores centros de refinação do mundo e sede de diversos fabricantes e distribuidores de equipamento de petróleo e gás. Como líder mundial na construção de equipamento em alto mar, como plataformas elevatórias, semissubmersíveis e serviços de Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência de petróleo, empresas de Cingapura como a Keppel Offshore & Marine, Sembcorp Marine, RK Offshore e a Pacific Radiance, estão no momento fornecendo esses serviços para a África.

 

Cingapura – a porta de entrada para a Ásia

 

9.         Para empresas africanas que querem se expandir para a Ásia, Cingapura também pode ser a plataforma de lançamento ideal. Somos o lugar mais fácil do mundo para se fazer negócios(3) e o país mais competitivo da Ásia(4). Mais de 7.000 empresas multinacionais se estabeleceram em Cingapura, com mais de 50% fazendo de Cingapura sua matriz regional. Até o momento, há mais de 10 empresas africanas em Cingapura. Por exemplo, a empresa africana de petróleo Sonangol, abriu um escritório em Cingapura para facilitar o comércio de petróleo com a Ásia, alavancando a excelente localização geográfica e ambiente pró-comércio de Cingapura.

 

10.       Segundo G. Jayakrishnan, “A Ásia está aproveitando o continuo crescimento e permanece como um dos destacados centros do atual cenário global. Para explorar esse crescimento, acolhemos as empresas africanas que querem se associar às empresas de Cingapura, alavancando a posição e conectividade de Cingapura para se expandir na região.”

 

Catalisando parcerias – Africa Singapore Business Forum 2014

 

11.       Para ajudar as empresas da África e de Cingapura a se conectarem e a identificar oportunidades de negócios conjuntos, IE Singapore tem organizado o Fórum de Negócios África Cingapura (ASBF). Uma importante plataforma comercial para estimular o investimento, o comércio e a liderança inovadora entre Ásia e África, a terceira edição acontecerá em Cingapura de 27 a 28 de agosto de 2014.

 

12.       O ASBF 2014 abordará uma série de questões críticas sobre o cenário econômico da África, fornecendo informações valiosas sobre as vantagens competitivas de Cingapura e também identificando oportunidades para uma colaboração estratégica entre as duas regiões.  Um destaque do programa deste ano é o painel de apresentações com o Vice Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças de Cingapura, Tharman Shanmugaratnam. 

 

13.       Sediado em Cingapura desde 2010, ASBF reuniu cerca de 1,000 líderes de negócios e líderes de governo de 30 países. Para mais informações sobre o ASBF 2014, acesse http://www.iesingapore.com/asbf.

 

Distribuído pela APO (African Press Organization) em nome da International Enterprise (IE) Singapore.

 

 

(1) Fonte: Departamento de Estatística, Ministério do Comércio e Indústria de Cingapura

(2) Fonte: Ministério de Desenvolvimento Nacional de Cingapura

(3) Fonte: Ease of Doing Business Ranking, Banco Mundial

(4) Fonte: Relatório de Competitividade Global 2013/14, Fórum Econômico Mundial

 

Nota ao Editor

Pedimos usar ‘IE Singapore’ ou ‘IE’ se for necessário um acrônimo para ‘International Enterprise Singapore’ (http://www.iesingapore.com). E também, a menos que de outra forma determinado, o uso das estatísticas citadas em nossos releases, website ou Statlink, devem ser atribuídos a IE Singapore.

 

Emitido por IE Singapore. Para pesquisas de mídia e fotos em alta resolução, entre em contato com

 

Janissa NG

Manager, Corporate Communications Group

International Enterprise Singapore

DID     : + 65 6433 4400

Email  : janissa_ng@iesingapore.gov.sg

 

Sobre a International Enterprise Singapore

 

International Enterprise (IE) Singapore (http://www.iesingapore.com) é o órgão do governo que trata da economia externa de Cingapura. Promovemos o comércio internacional e lideramos o crescimento internacional das empresas baseadas em Cingapura para crescer como Empresas Globalmente Competitivas.

 
 

IE Singapore atrai negociantes globais para que se estabeleçam em Cingapura. Hoje, Cingapura é um próspero centro de comércio para grupos de negócios nos setores de energia, agro-mercadorias e metais e minerais.

 

Por meio de nossa Global Company Partnership, operamos com empresas baseadas em Cingapura para personalizar soluções completas em construção de potencial, acesso ao mercado e financiamento para a internacionalização.

 
 

Nossa rede global de centros internacionais em mais de 35 locais fornece as conexões necessárias em muitos mercados desenvolvidos e emergentes.

 

Para mais informações, acesse http://www.iesingapore.com

 

 

Sobre o Africa Singapore Business Forum 2014

 

Retornando pelo terceiro ano, o Africa Singapore Business Forum é a principal plataforma de negócios para a troca de informações comerciais valiosas e promoção de conexões comerciais e de investimentos entre a África e Cingapura.

 

Um evento da IE Singapore, o órgão do governo que trata da economia externa de Cingapura, o Africa Singapore Business Forum é uma inestimável plataforma para líderes de negócios e governos das duas regiões interagirem e estreitarem parcerias. 

 

Para mais informações, acesse http://www.iesingapore.com/asbf

 

SOURCE 

International Enterprise (IE) Singapore


Categories