Posted by: africanpressorganization | 4 June 2014

A União Europeia patrocina Evento dedicado à cultura e tradição Bijagó e ao estado do ambiente na Guiné-Bissau


 

A União Europeia patrocina Evento dedicado à cultura e tradição Bijagó e ao estado do ambiente na Guiné-Bissau

 

BISSAU, Guinea Bissau, June 4, 2014/African Press Organization (APO)/ A Delegação da União Europeia junto da República da Guiné-Bissau, a ONG portuguesa Instituto Marquês de Valle Flor e a ONG bissau-guineense Tiniguena celebram o Dia Mundial do Ambiente no dia 5 de Junho de 2014 com um evento dedicado à tradição Bijagó e ao estado do ambiente na Guiné-Bissau, a ter lugar no Centro Cultural Franco Bissau-Guineense.

A celebração começará às 16h00 com a inauguração duma exposição fotográfica sobre a área Marinha Protegida Comunitária das ilhas Urok, onde estarão igualmente presentes peças do artesanato e esculturas bijagó de Urok.

Seguir-se-á, pelas 17h00, no auditório do Centro Cultural, um debate sobre a situação actual do ambiente na Guiné-Bissau. A fechar o dia, na Praça Che Guevara, será apresentada uma mostra da dança tradicional Bijagó com a participação de grupos representativos de duas classes de cerimónia bijagó: os Kabaró matcho e Kabaró femias.

O evento enquadra-se na acção co-financiada pela UE “Bemba di Vida! Projeto de ação cívica para o resgate e valorização do património da humanidade” que visa contribuir para o resgate e a valorização dos patrimónios naturais e culturais Bijagó e incentivar a sociedade guineense em geral, a apropriar-se dos valores que promovem a cultura e a utilização sustentável dos ecossistemas e recursos nacionais.

 

SOURCE 

European Commission


Categories

%d bloggers like this: