Posted by: africanpressorganization | 16 May 2014

A União Europeia continua a apoiar a sociedade civil para a monitorização eleitoral na Guiné-Bissau


 

A União Europeia continua a apoiar a sociedade civil para a monitorização eleitoral na Guiné-Bissau

 

BISSAU, Guinea Bissau, May 16, 2014/African Press Organization (APO)/ Na perspectiva da segunda volta das eleições presidenciais no dia 18 de Maio de 2014, a União Europeia continua a apoiar a monitorização do processo eleitoral em curso através da mobilização de 400 cidadãos-monitores presentes em todo o território nacional.

A acção é realizada pelo Grupo das Organizações da Sociedade Civil para as Eleições (GOSCE) e a ONG britânica OneWorld, com a participação das seguintes organizações: AiFA-PALOP, ASV-CPLP, ALTERNAG, AMIC,CNJ, LGDH, MAC, PPM-GB, REMPSECAO, TINIGUENA e VOZ di PAZ.

Através de informações recolhidas por cidadãos guineenses, o público pode seguir em tempo real o desenrolar da campanha eleitoral, a cobertura dos órgãos de comunicação, as actividades de educação cívica eleitoral, bem como o ambiente geral em torno do processo de votação nas oito regiões e no Sector Autónomo de Bissau. Estes dados estão disponíveis, continuamente actualizados, no website http://www.bissauvote.com.

Lembra-se que, para acompanhar o trabalho de campo dos monitores, o GOSCE instalou um Centro de Operações na sede da ONG Tiniguena com o objectivo de informar a opinião pública nacional e internacional sobre o progresso do processo eleitoral, colaborar com as missões de observação e assinalar eventuais disfuncionamentos.

Esta iniciativa pretende reafirmar a cidadania activa como alicerce da consolidação da democracia na Guiné-Bissau, promovendo a maior participação e inclusão do eleitorado nacional em todo o processo.

A União Europeia e o GOSCE reforçam assim os seus contributos para o desenvolvimento do processo eleitoral com base nos princípios da liberdade, transparência, respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais.

De 14 a 22 de Maio de 2014, a UE e o GOSCE convida-o a visitar o Centro de Operações sito na:

ONG Tiniguena, Avenida Caetano Semedo,

Bairro de Belém (Zona de Las Palmeras)

Bissau – República da Guiné-Bissau

Telemóveis: + (245) 533 53 15/ 587 49 97

 

SOURCE 

European Commission


Categories

%d bloggers like this: