Posted by: APO | 25 April 2014

Tornando o Grande Ecrã Mais Verde: Connect4Climate alia-se à equipa de sustentabilidade da Sony Pictures Entertainment e à Universidade Federal Fulminense no Projecto Crackle Green, para inspirar jovens cineastas


 

Tornando o Grande Ecrã Mais Verde: Connect4Climate alia-se à equipa de sustentabilidade da Sony Pictures Entertainment e à Universidade Federal Fulminense no Projecto Crackle Green, para inspirar jovens cineastas

 

WASHINGTON, April 25, 2014/African Press Organization (APO)/ A iniciativa do Banco Mundial, Connect4Climate (http://www.connect4climate.org), uniu-se à multiplataforma de entretenimento da Sony Pictures Television (http://www.sonypictures.com/green), Crackle (http://bit.ly/1lK4dRM), e à Universidade Federal Fluminense (UFF) (http://www.uff.br), de Niterói, Rio de Janeiro, para lançar o Projecto Crackle Green, uma série de cinco curtas-metragens disponível na plataforma online brasileira da Crackle. Com o objectivo de promover o talento dos estudantes de cinema do Brasil e consciencializar a população sobre o meio ambiente e a sustentabilidade, a Crackle financiou cinco curtas-metragens apresentadas pelos alunos de cinema da UFF. Este é o primeiro passo para uma iniciativa global.

 

Logo: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/logos/c4c-bethemovement.png

 

Bannere: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/photos/140424.png

 

Um comité composto pela equipa de programação da Crackle e figuras internacionalmente reconhecidas da indústria do cinema, tais como o realizador Fernando Meirelles e os actores Alessandra Negrini e Rodrigo Santoro, selecionou os argumentos para as curtas. Segundo o realizador nomeado pela Academia, Fernando Meirelles, “O Projecto Crackle Green é uma oportunidade única para jovens cineastas se envolverem na defesa do ambiente e ajudarem a alterar os mecanismos de produção actuais da indústria cinematográfica.”

 

O Projecto Crackle Green pretende motivar o público a adoptar uma atitude mais consciente em relação às questões ambientais. As curtas-metragens (três documentários e duas ficções) abordam questões como as práticas do consumo sustentável, a preservação ambiental e o transporte sustentável.

 

“Crackle assenta numa intersecção entre media, entretenimento e conteúdo original de elevada qualidade. É um prazer ser parceiro da Universidade Federal Fulminense, da iniciativa do Banco Mundial, Connect4Climate, e do Departamento de Sustentabilidade da Sony Pictures Entertainment no lançamento de uma iniciativa de consciencialização ambiental que alia cinema, educação e tecnologia para um bem maior”, afirma José Rivera Font, GM & VP, América Latina Digital Networks da Sony Pictures Television.

“Crackle é o meio perfeito para transmitir uma mensagem poderosa através de mais de quinze diferentes plataformas para a audiência brasileira, convidando-os a participar nos nossos esforços e juntos fazermos a diferença”.

 

“Segundo o nosso presidente, Jim Yong Kim, ‘Nunca acabaremos com a pobreza se não combatermos as alterações climáticas'”, afirma Lucia Grenna, Directora do Programa Connect4Climate. “O Connect4Climate pretende promover uma discussão que conduza à acção na luta contra as alterações climáticas e à criação de  um movimento global. Com mais de 180 parceiros em todo o mundo a trabalhar em conjunto para alcançar as mais diversas audiências e resultados tangíveis, o Connect4Climate integra-se perfeitamente nesta iniciativa única. Contamos dar o máximo de visibilidade às curtas-metragens, levando vozes locais a uma audiência global”.

 

A forte presença da Crackle e as suas  aplicações gratuitas facilitam o acesso da população brasileira através de dispositivos móveis, smart TVs e internet pelo site http://www.crackle.com.br. As plataformas incluem Google Chrome, Google TV, Sony Bravia TV, Samsung TV, LG TV e os seus dispositivos Blu-Ray, Apple TV, PS3, PS4, XBOX 360, XBOX One, Windows 8, Blackberry, iOS, Android e Kindle Fire.

 

Resumo das cinco curtas-metragens que constituem o Projecto Crackle Green:

 

“Operação Chorume” de Amanda Kadobayashi e Leonardo Khuriyeh

 

Carlos Eduardo tem atitudes insustentáveis no seu dia a dia. Ele é abordado pela polícia do BOPA (Batalhão de Operações Ambientais) e é levado para um centro de treinos. Esta curta vai mostrar que muitas pessoas precisam de aprender a viver de maneira sustentável. O meio ambiente agradece.

 

“Adenor” de Ricardo Soares

 

Seu Adenor é um idoso que trabalhou no campo e acabou enriquecendo. Começou a fumar desde cedo e sempre viu no cigarro uma companhia. Na monotonia do campo, o tempo passa lentamente. A possibilidade da reciclagem é infinita. Esta curta vai abrir os olhos de muita gente.

 

“Meu veículo, a bicicleta” de Guilherme Farkas

 

Uma solução simples para o trânsito e a poluição: a bicicleta. Documentário que trata da bicicleta como meio de transporte urbano através do quotidiano de 3 personagens que circulam pelas ruas de Niterói, Rio de Janeiro: um professor universitário, um assistente de farmácia e um mecânico.

 

“Permanência com Resistência” de Daniel Soares

 

A consciencialização ambiental nas comunidades de pescadores e os perigos da especulação imobiliária. Este documentário aborda a questão das comunidades tradicionais e seu papel na preservação do meio ambiente em que vivem.

 

“Sitiê” de Filipe Tomassini e Rafael Andreoni

 

No alto da favela do Vidigal há uma comunidade sustentável, exemplo para todos nós. No Alto do Vidigal está o Parque Ecológico do Sitiê, uma área de preservação ambiental criada por moradores locais.

 

Distribuído pela APO (African Press Organization) em nome da Banco Mundial.

 

 

Sobre Crackle, Inc.

Crackle, Inc., uma empresa do grupo Sony Pictures Entertainment, é uma rede de entretenimento em vídeo multiplataforma da próxima geração que distribui conteúdo digital, abrangendo séries curtas originais, programação tradicional de TV, e filmes longa-metragem da Columbia Pictures, TriStar Pictures, Screen Gems e outros estúdios. Crackle é um dos endereços de entretenimento que mais cresce actualmente na Internet, e oferece uma programação de alta qualidade em uma variedade de géneros, incluindo comédia, acção, ficção científica, terror e suspense. Crackle atinge um público enorme por meio de sua rede de distribuição em plataforma online e móvel. Crackle está disponível nos EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, América Latina e Brasil.

Visite Crackle no endereço http://www.crackle.com.br/

 

Sobre Connect4Climate

O Connect4Climate é uma campanha, uma aliança e uma comunidade dedicada a promover a acção na luta contra as alterações climáticas, unindo e amplificando iniciativas e actividades e criando capital social e político em prol do combate às alterações climáticas. Trabalha em parceria com mais de 180 organizações de todo o mundo e é financiado pelo Banco Mundial e pelo Ministério Italiano do Meio Ambiente, Território e Mar.

www.connect4climate.org – facebook.com/connect4climate – twitter.com/connect4climate

 

SOURCE 

The World Bank


Categories

%d bloggers like this: