Posted by: APO | 6 November 2013

EAX conclui o seu primeiro leilão regional de milho na plataforma NASDAQ


EAX conclui o seu primeiro leilão regional de milho na plataforma NASDAQ

KIGALI, Rwanda, November 6, 2013/African Press Organization (APO)/ Na passada quinta-feira, 31 de outubro, a recentemente operacional bolsa de valores da África Oriental (EAX) concluiu o primeiro leilão regional de milho a partir da sua sede no Ruanda, transacionando com êxito 50 toneladas métricas de milho a 398 dólares por tonelada métrica entre um vendedor do Uganda e um comprador do Ruanda.  O leilão aproximou um pouco mais a EAX de concretizar a sua ambição de criar “um mercado africano” e demonstrou um pouco mais a importância das transações de mercadorias regionais.

Photo Tony Elumelu: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/photos/tony-elumelu.jpg

Logo: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/logos/heirs-holdings.jpg

A EAX é detida pela African Exchange Holdings (AFEX) que foi formada pela Heirs Holdings de Tony Elumelu (http://www.heirsholdings.com), a Berggruen Holdings e a 50 Ventures para desenvolver uma rede de bolsas de valores em toda a África, com vista a garantir rendimentos mais elevados para o meio rural mais carenciado. A EAX, a primeira bolsa de valores da AFEX, é a primeira bolsa de valores regional criada para ligar os pequenos agricultores aos mercados agrícolas e financeiros, garantir preços competitivos para os seus produtos e facilitar o acesso a oportunidades de financiamento.

O Presidente da AFEX, Tony O. Elumelu, CON, afirmou: “o primeiro leilão bem sucedido da África Oriental é uma poderosa demonstração do tremendo valor que pode ser desbloqueado através desta plataforma. A EAX irá continuar a avançar a competitividade e integração dos mercados agrícolas da África Oriental, bem como a conseguir melhorias tangíveis para as vidas dos agricultores da região. Pretendemos replicar este impacto em muitos outros países africanos.”

Com uma nova plataforma de comércio, com a tecnologia NASDAQ, a bolsa de valores da África Oriental (EAX) tem grandes planos para transformar a forma como os pequenos agricultores e comerciantes fazem negócios na região da África Oriental e no estrangeiro. Esta plataforma irá proporcionar o acesso ao mercado global por parte dos agricultores locais através de uma tecnologia comprovada.

Nos dias que antecederam o seu primeiro leilão, os comerciantes locais tiveram de visitar os escritórios da EAX e receber formação sobre a plataforma de comércio eletrónico NASDAQ OMX. Nos últimos quatro meses, a EAX deu formação a mais de 50 comerciantes locais e regionais sobre a nova tecnologia.

A bolsa será um mercado que oferece transparência de preços e um acesso ao mercado mais alargado para os agricultores de toda a África Oriental e fora dela.

Distributed by APO (African Press Organization) on behalf of Heirs Holdings.

Acerca da EAX

A EAX Rwanda constitui a primeira parte de uma bolsa de valores regional com o intuito de aumentar a transparência nos mercados de mercadorias da região.  É uma subsidiária da Africa Exchange Holdings Ltd (AFEX), uma empresa de investimento fundada conjuntamente pela Heirs Holdings (http://www.heirsholdings.com) e pela  Berggruen Holdings (http://www.berggruenholdings.com), em parceria com a The Tony Elumelu Foundation (http://www.tonyelumelufoundation.org) e a 50 Ventures, que procura desenvolver uma rede de bolsas de valores em toda a  África para transformar as dinâmicas comerciais e garantir rendimentos mais elevados para o meio rural mais carenciado.

Através do investimento liderado pelo setor privado e ao abrigo dos termos de um contrato celebrado com o governo do Ruanda, a East Africa Exchange tem como objetivo aumentar a eficácia e liquidez regionais, bem como proporcionar à população de 130 milhões de pequenos agricultores da região um melhor acesso aos mercados.   Com a tecnologia NASDAQ OMX, a bolsa irá focar-se inicialmente no estabelecimento de uma plataforma de leilões e transações direcionadas para mercadorias agrícolas e não agrícolas, mas também irá desenvolver a transação de futuros na África Oriental. Os seus investidores são a  Heirs Holdings, a The Tony Elumelu Foundation,  a Berggruen Holdings (parte do Nicolas Berggruen Charitable Trust e aconselhada pelo  Berggruen Institute quanto à Governação) (http://berggruen.org), a 50 Ventures e a  Ngali Holdings (http://www.ngali.com) de liderança ruandesa.

A EAX irá complementar o objetivo da Comunidade da África Oriental (EAC) de integração económica regional, tal como está definida no Protocolo de Mercado Comum, aumentar a liquidez e a sustentabilidade dos mercados financeiro e de mercadorias regionais, apoiando a competitividade da EAC a nível global.  A EAX também irá impulsionar as economias nacionais e regionais através da redução das barreiras do mercado às transações, fornecendo uma economia regional transparente através de um mecanismo seguro que facilita o financiamento aos agricultores e comerciantes.

SOURCE

Heirs Holdings


Categories

%d bloggers like this: