Posted by: APO | 17 October 2013

Estratégia Africana Integrada para a Meteorologia apoia o desenvolvimento de transformação


Estratégia Africana Integrada para a Meteorologia apoia o desenvolvimento de transformação

ADDIS ABABA, Ethiopia, October 17, 2013/African Press Organization (APO)/ A necessidade de serviços meteorológicos e climatéricos fortes para reduzir a vulnerabilidade e promover o desenvolvimento sustentável será abordada pela 3.ª Conferência Anual sobre as Mudanças Climáticas e o Desenvolvimento em África (CCDA-III) (http://www.climdev-africa.org/ccda3) a realizar em Addis Abeba, na Etiópia, de 21 a 23 de outubro de 2013.

Logo: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/logos/amcomet.jpg

Organizada pelo Centro Africano para a Política Climatérica (ACPC), sob os auspícios do Programa do Clima para o Desenvolvimento em África (ClimDev-Africa), o tema da conferência é África em ascensão: podem as oportunidades de mudança climatérica impulsionar o continente para o desenvolvimento de transformação?

A União Africana e a Organização Mundial da Meteorologia irão promover conjuntamente um evento secundário que irá identificar as atuais lacunas e futuras necessidades na prestação de serviços meteorológicos e climatéricos. Também irá debater uma gama de potenciais soluções através da implementação da Estratégia Africana Integrada para a Meteorologia (Serviços Meteorológicos e Climatéricos), que poderão ter um impacto positivo nas vidas e subsistência das comunidades africanas.

O evento secundário irá debater a necessidade de liderança política e cooperação africana para reforçar e disponibilizar serviços meteorológicos e climatéricos no processo de tomada de decisões e planeamento do desenvolvimento em setores-chave, tais como a agricultura, os recursos hídricos e os transportes.

A fraca capacidade de adaptação do continente africano aumenta a sua exposição à mudança climatérica e limita a sua capacidade de beneficiar dos avanços nas ciências do clima. Muitos serviços meteorológicos e hidrológicos nacionais têm recursos limitados.

A Conferência Ministerial Africana sobre Meteorologia (AMCOMET) (http://www.wmo.int/amcomet) fornece apoio político para reforçar os serviços meteorológicos nacionais, com vista a permitir que cumpram os seus mandatos contribuindo assim para o desenvolvimento de transformação de África.

A Estratégia Africana Integrada para a Meteorologia desenvolvida pela AMCOMET e apoiada pela União Africana coloca os serviços meteorológicos e climatéricos como componentes essenciais no alívio da pobreza, gestão do risco de desastres e esforços de desenvolvimento sustentável.  A Estratégia é um componente-chave na implementação do Quadro Global dos Serviços do Clima (GFCS) (http://gfcs-climate.org) em África para aumentar a prestação de serviços climatéricos orientados para o utilizador, especialmente em áreas prioritárias da segurança alimentar, gestão da água, redução do risco de desastres e saúde.

Distributed by APO (African Press Organization) on behalf of the African Ministerial Conference on Meteorology (AMCOMET).

Contacto para a comunicação social: Josiane Uwantege/ JUwantege@wmo.int ou pelo número de telefone: +41 78 664 41 82

Notas aos editores: A Secretária-geral Adjunta da OMM, Elena Manaenkova, irá presidir ao evento secundário.  Os membros do painel incluem representantes da Comissão da União Africana, do Banco Africano para o Desenvolvimento e da ACPC. Espera-se que Hon Saviour Kasukuwere MP, Ministro do Ambiente, Água e Clima do Zimbabué, proceda ao discurso de abertura. Introduzir data, hora e local do evento secundário

Antecedentes:

AMCOMET: A Conferência Ministerial Africana sobre Meteorologia (AMCOMET) (http://www.wmo.int/amcomet) foi iniciada em resposta aos grandes desafios relacionados com a prestação de serviços meteorológicos e climatéricos em África.  Trata-se de um fórum permanente onde ministros africanos responsáveis pela meteorologia se reúnem, de dois em dois anos, para fornecerem liderança política e direção de esforços políticos para questões relacionadas com o desenvolvimento da meteorologia e as suas aplicações, bem como a sua contribuição para o desenvolvimento socioeconómico de África.  A AMCOMET foi fundada em abril de 2010 durante a Primeira Conferência de Ministérios Responsáveis pela Meteorologia em África.

Para mais informações, visite:

•          http://www.wmo.int/amcomet/

•          http://africaclimateconference.org

•          http://www.wmo.int

•          http://www.gfcs-climate.org

SOURCE

African Ministerial Conference on Meteorology (AMCOMET)


Categories

%d bloggers like this: