Posted by: APO | 3 September 2013

UBA Posiciona-se Para a Liderança Bancária Pan-Africana


UBA Posiciona-se Para a Liderança Bancária Pan-Africana

Anuncia Projeto Alpha e Várias Nomeações de Quadros Superiores

LAGOS, Nigeria September 3, 2013/African Press Organization (APO)/ O United Bank for Africa Plc (UBA) (http://ubagroup.com/), o banco pan-africano com operações em 19 países africanos, bem como em Nova Iorque, Londres e Paris, anuncia o lançamento do Projeto Alpha – o objeto de atenção da próxima etapa do Grupo em termos de transformação estratégica.

Logo: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/logos/uba_logo.jpg

O UBA tem desde há (8) anos executado uma estratégia exclusiva de expansão local, regional e global, cuja implementação permitiu ver a transformação do Grupo de um interveniente nacional para uma instituição de proeminência internacional. O Projeto Alpha é um roteiro de 3 anos de iniciativas essenciais de transformação, concebido para consolidar o posicionamento estratégico do Grupo e para captar totalmente as oportunidades de renascimento económico de África e da plataforma exclusiva do Grupo.

O Projeto Alpha tem como objetivo a  otimização de todos os aspetos da pegada, ofertas de produtos e capacidade operacional do Grupo, permitindo assim um compromisso com a transformação do apoio ao cliente, crescimento da quota de mercado, implementação de iniciativas fundamentais de e-banking em todos os segmentos, crescimento das capacidades de financiamento corporativo e de importações e exportações e o investimento significativo no capital humano representado pelos mais de vinte e cinco mil funcionários do UBA.

Uma série de contratações de quadros superiores destacam o compromisso do Grupo com o Projeto Alpha.  O Sr. Apollos Ikpobe foi nomeado Diretor Geral Adjunto – Banco Doméstico e a Sra. Obi Ibekwe foi nomeada Diretora Executiva de Recursos Humanos e Apoio ao Cliente. Ambas as nomeações foram aprovadas pelo Banco Central da Nigéria (CBN).

O Sr. Ikpobe, que até há pouco tempo era Diretor Executivo no Zenith Bank, função que desempenhou durante 7 anos, traz consigo mais de 21 anos de experiência no setor bancário nigeriano. O Sr. Ikpobe será responsável por impulsionar os negócios domésticos do UBA na Nigéria. A sua nomeação vem complementar a função existente de Diretor Geral Adjunto, do Sr. Kennedy Uzoka, responsável pelos Recursos e Tesouraria.

Obi Ibekwe, a nova Diretora Executiva de Recursos Humanos e Apoio ao Cliente, teve uma carreira notável no Zenith Bank Plc, onde era responsável pela Gestão de Recursos Humanos, Apoio ao Cliente, bem como pela Gestão de Riscos de Crédito.  Obi Ibekwe possui formação em consultoria, atividade bancária e apoio ao cliente, essenciais para liderar a renovada cultura de excelência de serviço no UBA. A sua nomeação para o conselho eleva para cinco o número de diretoras no conselho de administração do Grupo do UBA.

Outras nomeações de destaque também anunciadas incluem o Sr. Rasheed Adegoke, Diretor Geral responsável pela Tecnologia de Informação do Grupo. O Sr. Adegoke junta-se ao UBA vindo do First Bank of Nigeria, onde era Diretor de Informação (CIO), função que desempenhou durante 13 anos em diversas instituições do setor de serviços financeiros nigerianos.  Rasheed Adegoke é um estratega da tecnologia e dos processos e possui experiência prática na conceção e concretização de soluções de aperfeiçoamento de tecnologia da informação e de processos comerciais de alto desempenho para dar resposta a complexos problemas de negócios.

Um aspeto fundamental da iniciativa do Projeto Alpha é a atenção dada ao UBA África, cuja contribuição se encontra atualmente nos 20% de desempenho do grupo e se prevê que chegue aos 50% por volta de 2016.  Para impulsionar este aspeto, o Grupo está a reforçar os seus quadros superiores africanos.

Emmanuel Nnorom, anteriormente Diretor Executivo, Finanças e Gestão de Riscos no UBA, foi nomeado CEO do UBA África.

Outras nomeações de quadros superiores no UBA África incluem a  Sra. Amie Sow, Diretora Executiva do UBA Senegal; Sr. Demola Ogunfeyimi, Diretor Executivo do UBA Tanzânia; Sr. Mamadou Sanon, Diretor Executivo do UBA Gabão; Sr. Martin Che, Diretor Executivo do UBA Congo, Brazzaville; Sr. Marcel Bitang, Diretor Executivo do UBA República Democrática do Congo; Sr. Stanley Ugwueze, Diretor Executivo do UBA Zâmbia; Sra. Abiola Bawuah, Diretora Geral Adjunta do UBA Gana; Sr. Benedict Nklama, Diretor Executivo do UBA Quénia; Sr. Wilbrod Owor, Diretor Executivo do UBA Uganda e Sr. Chinedu Obeta, Diretor Executivo do UBA Serra Leoa.

“O UBA é capaz de recrutar a nata do talento africano e estamos orgulhosos por sermos capazes de proporcionar uma plataforma dinâmica para que estes africanos contribuam para a transformação do nosso continente”, disse o Sr. Phillips Oduoza, Diretor Geral/CEO, UBA.

E alongando-se, disse: “Os nossos funcionários continuam a ser o nosso maior ativo e continuaremos a dotar-nos estrategicamente das ferramentas e recursos para alcançarmos e ultrapassarmos os objetivos do Projeto Alpha”.

De um modo geral, o Projeto Alpha permite-nos simultaneamente reforçar os pontos fortes já existentes do nosso franchisado mas, mais importante, permite também demonstrar que, ao avançarmos em frente, continuamos a reinventar-nos, garantindo que captamos e proporcionamos o máximo de valor para os clientes, acionistas e funcionários”, explicou.

O United Bank for Africa Plc é uma das principais instituições financeiras de África, oferecendo serviços bancários a mais de 7 milhões de clientes em mais de 700 agências em 19 países africanos. Com presença em Nova Iorque, Londres e Paris, o UBA liga pessoas e empresas por todo o continente africano através de serviços bancários corporativos, comerciais e para retalhistas, pagamentos transfronteiriços inovadores e financiamento de importações e exportações.

Distributed by African Press Organization on behalf of United Bank for Africa Plc (UBA).

Para mais informações:

Ramon Nasir

Diretor de Comunicação Social

United Bank for Africa Plc | UBA House

E-mail: ramon.nasir@ubagroup.com


Categories

%d bloggers like this: