Posted by: APO | 16 July 2013

A EAA e o Governo da Costa do Marfim organizam a terceira edição do Fórum de Alto Nível

banenA EAA e o Governo da Costa do Marfim organizam a terceira edição do Fórum de Alto Nível

ABIDJAN, Côte d’Ivoire, July 16, 2013/African Press Organization (APO)/ “Promover uma cooperação ativa e eficaz entre os país do Sul para acelerar o acesso à higiene, saneamento e água potável para todos em África”.

É este o tema da edição de 2013 do Fórum Africano anual de Alto Nível sobre a água e o saneamento para todos. Uma iniciativa da agência intergovernamental pan-africana para a água e o saneamento em África (EAA) (http://www.wsafrica.org), o fórum é, este ano, organizado em colaboração com o Governo da Costa do Marfim.

O fórum vai já na sua terceira edição, depois das duas primeiras realizadas em Ouagadougou, no Burquina Faso, e em Dacar, no Senegal. O seu objetivo consiste em colocar à disposição dos diferentes decisores e atores do setor no continente uma plataforma de partilha e influência, promovendo assim decisões e ações concretas para a higiene, saneamento e água potável em África.

São esperados pelo menos cerca de 800 participantes na capital costa-marfinense entre 21 e 23 de novembro próximo. A edição de 2013 visa três objetivos principais, nomeadamente: (i) catalisar a emergência de parcerias Sul-Sul para o desenvolvimento de oportunidades de negócios em termos de cooperação financeira para a implementação de projetos prioritários fora dos orçamentos nacionais no setor da higiene, saneamento e água potável (HSAP); (ii) desenvolver parcerias e alianças estratégicas para o reforço das capacidades técnicas e institucionais dos países do Sul no setor da HSAP; (iii) dinamizar a partilha de conhecimentos teóricos e práticos nos países do Sul no setor da HSAP.

A terceira edição do Fórum de Alto Nível sobre a Água e o Saneamento para todos em África destina-se a todas as partes envolvidas e para os altos responsáveis do setor da higiene, saneamento e água potável em África. Incluem-se neste grupo, nomeadamente, os Chefes de Estado dos países africanos, os ministros responsáveis em matéria de água e saneamento em África, os ministros das Finanças dos países africanos e os parceiros técnicos e financeiros do Norte e Sul, em particular bancos de importação-exportação, investigadores, investidores, ONG e organizações de integração e desenvolvimento.

A instituição, com 32 países membros, exerce a sua atividade há 25 anos em África no desenvolvimento de soluções em resposta aos problemas de água e saneamento naquele continente. A sua missão tem por base a implementação de sistemas integrados que conjuguem a otimização de abordagens técnicas e científicas, bem como mecanismos de financiamento inovadores. Visite hlf.wsafrica.org para obter mais informações.

Distributed by the African Press Organization on behalf of the Pan African Inter-governmental Agency, Water and Sanitation for Africa (WSA).

Contactos para mais informações:

1.    Yacine Diene Traore (Contacto para a imprensa)

Chefe do Departamento de Comunicações

Tel.: +226 74 48 54 49

E-mail: yacinetraore@wsafrica.org

2.    Ali Dissa (contacto para informações sobre o Fórum)

Diretor adjunto – Inovações

Tel.: +226 70 72 86 99 / 78 89 12 18

E-mail: alidissa@wsafrica.org

3.    Théophile Gnagne (contacto para informações sobre o Fórum)

Representante permanente (EAA Costa do Marfim)

Tel.: +225 01 32 30 64

E-mail: theophilegnagne@wsafrica.org

SOURCE

Pan African Inter-governmental Agency, Water and Sanitation for Africa (WSA)


Categories

%d bloggers like this: