Posted by: africanpressorganization | 8 June 2012

COMUNICADO DA COMISSÃO DA CEDEAO SOBRE A SITUAÇÃO NO MALI


 

 

COMUNICADO DA COMISSÃO DA CEDEAO SOBRE A SITUAÇÃO NO MALI

 

ABUJA, Nigeria, June 8, 2012/African Press Organization (APO)/ — COMUNICADO DA COMISSÃO DA CEDEAO SOBRE A SITUAÇÃO NO MALI

 

 

1.    A convite de Sua Excelência o Senhor Alassane Ouattara, Presidente da República de Côte d’Ivoire e Presidente em Exercício da CEDEAO, uma reunião de concertação sobre a situação no Mali foi realizada a 6 de junho em Lomé a margem da Cimeira da UEMOA.

 

2.    Estiveram presentes Sua Excelência o Senhor Yayi Boni, Presidente da República do Benim e Presidente em Exercício da União Africana, Sua Excelência o Senhor Blaise Compaoré, Presidente do Burkina Faso e Mediador da CEDEAO no Mali, Sua Excelência o Senhor Mahamadou Issoufou, Presidente da República do Níger, Sua Excelência o Senhor Faure Essozimna Gnassingbé, Presidente da República Togolesa e Presidente em Exercício da UEMOA, Sua Excelência o Senhor Macky Sall, Presidente da República do Senegal, Sua Excelência o Senhor Denis Sassou Nguesso, Presidente da República do Congo e Presidente do Conselho de Paz e Segurança da União Africana para o mês de junho de 2012, Sua Excelência o Senhor Goodluck Jonathan, Presidente da República Federal da Nigéria e Mediador Associado ao Mali, representado por Sua Excelência o Senhor Nurudeen Mohammad, Ministro Delegado Junto dos Negócios Estrangeiros da Nigéria, e Sua Excelência o Senhor Modibo Diarra, Primeiro-ministro do Mali.

 

3.    Ainda estiveram presentes no encontro Sua Excelência o Senhor Daniel Kablan Duncan, Ministro dos Negócios Estrangeiros de Côte d’Ivoire e Presidente do Conselho de Ministros da CEDEAO, Sua Excelência o Senhor Djibril Bassolé, Ministro dos Negócios Estrangeiros do Burkina Faso, Sua Excelência o Senhor Kadré Désiré Ouédraogo, Presidente da Comissão da CEDEAO e Sua Excelência o Senhor Saïd Djinnit, Representante Especial do Secretário-geral das Nações Unidas para a África Ocidental.

 

4.    O Mediador para a crise do Mali fez uma apresentação sobre a situação grave no Norte do Mali e sobre as perspetivas de diálogo com os movimentos armados do Mali.

 

5.    Os Chefes de Estado e de Governo condenaram energicamente as violações, pilhagens, matanças e destruições de sitos culturais, perpetrados pelos movimentos armados no Norte do Mali.

 

6.    Tendo em conta a violação flagrante dos direitos humanos, da situação humanitária grave e de suas consequências na paz e segurança regional e internacional, os Chefes de Estado e de Governo reafirmaram a sua decisão de enviar tropas no Mali.

 

7.    A esse respeito, instruíram a Comissão da CEDEAO de prosseguir com a preparação da Força em Espera da CEDEAO e pediram aos Presidentes em Exercício da CEDEAO e da União Africana para diligenciarem junto do Conselho de Segurança das Nações Unidas a obtenção de um mandato que autorize a projeção de tropas sob o Capítulo 7 da Carta das Nações Unidas a fim encetar todas as ações necessárias ao restabelecimento da integridade territorial no Mali e, caso necessário, ao uso da força.

 

8.    Pediram ao Mediador para prosseguir com as negociações com as partes envolvidas excetuando-se os grupos terroristas.

 

9.    Os Chefes de Estado e de Governo convidaram o Conselho de Segurança das Nações Unidas para apoiar as instituições de transição no Mali e sancionar os atores de qualquer entrave ao processo de transição e de restauração da ordem constitucional em curso.

 

10.    Reafirmaram o não reconhecimento do CNRDRE pela CEDEAO e de qualquer estatuto de Chefe de Estado ou antigo Chefe de Estado ao Capitão Amadou Sanogo.

 

Sua Excelência o Senhor Kadré Désiré OUEDRAOGO

Presidente da Comissão da CEDEAO            Lomé, 6 de junho de 2012

 

SOURCE 

Economic Community Of West African States (ECOWAS)


Categories

%d bloggers like this: