Posted by: africanpressorganization | 28 March 2012

Mali / Comunicado do Governo português


 

 

Mali / Comunicado do Governo português

 

LISBON, Portugal, March 28, 2012/African Press Organization (APO)/ — Comunicado do Governo português

 

 

1.    O Governo português saúda o facto de 20 cidadãos portugueses, que se encontravam no Mali, no passado dia 21, quando ocorreu o golpe militar, terem regressado hoje ao nosso país, por sua vontade.

2.    A reabertura ontem do aeroporto da capital maliana permitiu que um avião da TAP que aterrou em Bamako tenha sido o primeiro de uma companhia aérea europeia. Transportou para Portugal 144 passageiros de várias nacionalidades, incluindo os referidos 20 cidadãos portugueses.

3.    Nestas circunstâncias, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do Gabinete de Emergência Consular e da Embaixada de Portugal em Dakar, tem estado permanentemente em contacto com os cerca de 100 cidadãos portugueses que se encontravam naquele país.

4.    Em estreita coordenação com as representações diplomáticas de outros países da UE, foi prestado aconselhamento em matéria de procedimentos de proteção e segurança e foram feitos todos os esforços para que os cidadãos que o desejassem pudessem regressar rapidamente a Portugal. O Governo regista e chama a atenção para este exemplo de eficiente funcionamento da cooperação consular europeia.

5.    Permanecem no Mali, por decisão pessoal, outros cidadãos nacionais, na sua maioria trabalhadores de empresas de construção civil portuguesas.

 

28 de março de 2012

 

SOURCE 

Portugal – Ministry of Foreign Affairs


Categories

%d bloggers like this: