Posted by: africanpressorganization | 13 May 2011

Direitos humanos / Grupo de Trabalho de Peritos sobre Pessoas de Ascendência Africana visita Portugal

 


 

 

 

Direitos humanos / Grupo de Trabalho de Peritos sobre Pessoas de Ascendência Africana visita Portugal

 

 

GENEVA, Switzerland, May 13, 2011/African Press Organization (APO)/ — O Grupo de Trabalho de Peritos sobre Pessoas de Ascendência Africana das Nações Unidas visitará Portugal de 16-20 Maio para obter informações sobre a situação deste grupo populacional e, em especial sobre a discriminação e a intolerância que eles podem enfrentar e as medidas que o Governo de Portugal está a tomar para combater estes desafios.

 

O corpo de peritos avaliará a situação das pessoas de ascendência Africana em Portugal com respeito a tais coisas como o acesso à educação, habitação e serviços de saúde, emprego, participação política e administração da justiça. A situação dos imigrantes de ascendência Africano e seus filhos também serão de interesse especial para o Grupo de Trabalho, bem como a maneira em que a atual crise económica está afectando pessoas de ascendência Africana em Portugal.

 

“A visita é particularmente oportuna já que 2011 é o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes* e estou ansiosa de saber das autoridades Portuguêsas sobre as atividades que pretendem realizar no âmbito do Ano”, observou a presidente do corpo de especialistas, a Sra. Mirjana Najchevska.

 

O Grupo de Trabalho estará em Lisboa para se reunir com funcionários do Governo, representantes de ONGs e universidades. Eles também esperam ter a oportunidade de visitar uma comunidade afro-Portuguêsa. O Grupo de Trabalho apresentará o relatório da sua visita a Portugal ao Conselho de Direitos Humanos em 2012.

 

Ao final da missão, no dia 20 de maio, os membros do Grupo de Trabalho farão uma conferência de imprensa às 11 horas na sede da UNICEF Portugal, em Lisboa, que gentilmente cedeu seu espaço para essa atividade: Av. Prof. António Augusto de Aguiar, 21 – 3 º Esq.. 1069-115 LISBOA.

 

(*) O Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes: http://www.ohchr.org/EN/NewsEvents/Pages/IntlYearPeopleAfricanDescent.aspx

 

SOURCE 

United Nations – Office of the UN High Commissioner for Human Rights (OHCHR)


Categories

%d bloggers like this: