Posted by: africanpressorganization | 11 January 2011

Comunicado do Governo Português / Referendo de auto-determinação do Sul do Sudão

 


 

 

 

Comunicado do Governo Português / Referendo de auto-determinação do Sul do Sudão

 

 

LISBON, Portugal, January 11, 2011/African Press Organization (APO)/ — O Governo Português está a acompanhar com atenção o início das operações de votação no referendo de auto-determinação do Sul do Sudão, que considera um marco fundamental na implementação do Acordo de Paz Global de 2005. De acordo com informações de que dispõe neste momento o processo tem decorrido com normalidade.

 

O Governo Português apela às Partes envolvidas no Sudão para que continuem a demonstrar sentido de responsabilidade e desenvolvam todos os esforços para garantir o sucesso e a concretização pacífica e credível do processo de referendo.

 

O Governo Português exorta as Partes a respeitarem a vontade livremente expressa da população do Sul do Sudão e reitera a sua determinação em cooperar com todas as Partes envolvidas, independentemente do resultado do referendo, tendo em vista a consolidação da paz, da estabilidade e do desenvolvimento.

 

O Governo Português manifesta a sua preocupação pela situação em Abyei, lamenta as mortes ali ocorridas e apela à sua rápida resolução bem como das questões ainda pendentes. Neste contexto, reitera o seu apoio aos esforços do Painel de Alto Nível da União Africana liderado pelo ex-Presidente Mbeki.

 

O Governo Português saúda o trabalho desenvolvido pela UNMIS, em coordenação com o Painel de Monitorização do Referendo nomeado pelo SGNU e com as várias Missões de Observação Internacionais no terreno, entre as quais a da União Europeia.  

 

SOURCE 

Portugal – Ministry of Foreign Affairs


Categories

%d bloggers like this: