Posted by: africanpressorganization | 17 November 2008

Ethiopia / Portugal / SENEC debate Estratégia UE-África com líderes africanos, em Adis Abeba

 


 

Ethiopia / Portugal / SENEC debate Estratégia UE-África
com líderes africanos, em Adis Abeba

 

ADDIS ABABA, Ethiopia, November 17, 2008/African Press Organization (APO)/ — A poucas semanas de se celebrar um ano sobre a realização em Lisboa da Cimeira UE-África, o Secretário de Estados dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, João Gomes Cravinho, desloca-se entre hoje, dia 17, e quarta-feira, 19 de Novembro, a Adis Abeba, onde estão sedeadas as principais instituições da União Africana (UA), para vários encontros bilaterais com responsáveis daquela organização.

 

A Cimeira da Lisboa aprovou uma Estratégia Conjunta e um ambicioso Plano de Acção que vincula europeus e africanos a uma série de medidas concretas em áreas de interesse comum. Desde então, as organizações que representam os dois continentes – União Europeia e União Africana – montaram novas estruturas adequadas aos desafios da Parceria. É esse trabalho conjunto que João Gomes Cravinho deverá discutir nos seus encontros, desde logo com o Presidente da Comissão da União Africana, Jean Ping. Estão ainda previstos encontros com o Vice-Presidente da Comissão, Erastus Mwencha; com o Comissário responsável pelo seguimento da Parceria UE-África, Maxwell Mkezalamba; e, ainda, com a Comissária para os Assuntos Políticos, Júlia Joyner (uma vez que Portugal preside, do lado europeu, à Parceria para as questões da Democracia e Direitos Humanos). 

 

Durante a sua estadia em Adis Abeba, o SENEC participará, ainda, na 11ª Reunião do Fórum de Parceria para a África, cuja agenda inclui temas como os novos mecanismos de financiamento do desenvolvimento, questões de governação e o Plano de Acção para a África.  

 

SOURCE : Portugal – Ministry of Foreign Affairs


Categories

%d bloggers like this: