Posted by: africanpressorganization | 26 August 2008

Guiné-Bissau / Presidência Portuguesa da CPLP / SENEC em missão à Guiné-Bissau


 

Guiné-Bissau / Presidência Portuguesa da CPLP / SENEC em missão à Guiné-Bissau

 

BISSAU, Guinea Bissau, August 26, 2008/African Press Organization (APO)/ — O Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, João Gomes Cravinho, desloca-se à Guiné-Bissau nos dias 28 e 29 de Agosto para uma série de encontros com as autoridades locais, após a recente tomada de posse de um novo Governo, e a poucos meses das próximas eleições legislativas no país.

 

Esta visita de João Cravinho decorre no âmbito da Presidência Portuguesa da CPLP, que com esta iniciativa procura reforçar o acompanhamento e assistência que a Comunidade presta à estabilização daquele Estado membro. Com o SENEC, estarão também em Bissau o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, José Brito, e o novo Secretário Executivo da CPLP, Domingos Simões Pereira.

 

Os três representantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa vão participar, no dia 28, numa reunião do Grupo Internacional de Contacto para a Guiné-Bissau na sua formação local, reunião que contará também com a presença do Secretário Executivo da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental, Mohamed Ibn Chambas. O SENEC encontrar-se-á, ainda, com o Presidente da República e o recém-empossado Primeiro-Ministro, e com os titulares das pastas dos Negócios Estrangeiros, Finanças, Administração Interna e Justiça. O programa inclui, também, um encontro com o General Juan Esteban Verastegui, Chefe da Missão da União Europeia para apoio à reforma do sector de segurança da Guiné-Bissau.

 

Com este conjunto de reuniões, a Presidência Portuguesa da CPLP procurará identificar os termos apropriados para um apoio internacional sustentado à estabilidade da Guiné-Bissau.

 

 

 

SOURCE : Portugal – Ministry of Foreign Affairs


Categories

%d bloggers like this: