Posted by: africanpressorganization | 4 August 2008

UE-UA / Lançamento do Fórum “Os Meios de Comunicação Social e o Desenvolvimento” no Burkina Faso, Setembro de 2008.


 

UE-UA / Lançamento do Fórum “Os Meios de Comunicação Social e o Desenvolvimento” no Burkina Faso, Setembro de 2008.

 

OUAGADOUGOU, Burkina-Faso, August 4, 2008/African Press Organization (APO)/ — No quadro da Parceria estratégica conjunta UE-UA adoptada na Cimeira Europa-África realizada em Lisboa em Dezembro de 2007, a Comissão Europeia e a Comissão da União Africana lançam um Fórum sobre “Os meios de comunicação social e o desenvolvimento”.

O Presidente da Comissão Africana, Jean Ping, e o Comissário europeu responsável pelo Desenvolvimento e Ajuda Humanitária, Louis Michel, explicaram: “Os meios de comunicação social são essenciais para tornar o mundo inteligível, veicular a informação e o conhecimento, desenvolver o sentido crítico e, sobretudo, para construir a democracia necessária a um desenvolvimento mais rápido e mais sustentável das nossas sociedades.”

O Fórum “Meios de Comunicação Social e Desenvolvimento”, que terá lugar em Ouagadougou de 11 a 13 de Setembro de 2008, constituirá a primeira etapa de um novo processo de análise e de propostas sobre este tema. O fórum é co-organizado pela Comissão Europeia e pela Comissão da União Africana, em parceria com a Organização Internacional da Francofonia, a Commonwealth e a CPLP.

Reunindo profissionais do jornalismo, representantes da sociedade civil e responsáveis políticos, este fórum tem por objectivo:

  • Aprofundar a reflexão  sobre o tema “Meios de comunicação social e Desenvolvimento”
  • Trocar boas práticas e ideias
  • Identificar propostas concretas susceptíveis de serem realizadas a curto e médio prazo.

O Fórum abordará quatro temas principais: 

  • Qual a relação entre os meios de comunicação social e a boa governação? (Debate sobre a boa governação e a sua relação com os meios de comunicação social e a liberdade de expressão)
  • Liberdade de imprensa: quadro jurídico e situação no terreno (Será analisada a possibilidade de adoptar uma Carta pan-africana de protecção dos meios de comunicação social)
  • Lutar contra os estereótipos: a imagem da África na Europa e a imagem da Europa na África (Como alterar a percepção distorcida que os meios de comunicação social têm da África e da Europa e que é prejudicial para as relações entre ambas)

  • O papel dos meios de comunicação social locais: actuar localmente pode ter repercussões positivas a nível global? (tema relacionado com um dos temas fortes do Dia Europeu do Desenvolvimento 2008, a dimensão local do desenvolvimento).

Os oradores e os participantes serão acolhidos pelo Comissário europeu, Louis Michel, pelo Presidente da Comissão da UA, Jean Ping, e pelo Presidente do  Burkina Faso, Blaise Compaoré. Representantes importantes dos meios de comunicação social africanos e europeus (Euronews, Deutsche Welle, BBC, Les Afriques, Spectrum TV, etc.), do mundo político (Comissários, Ministros do Mali, do Gana, do Burkina Faso, etc.) e da sociedade civil (RSF, etc.) confirmaram já a sua participação.

 

 

SOURCE : European Commission


Categories

%d bloggers like this: