Posted by: APO | 22 May 2014

Ministros africanos responsáveis pela meteorologia procuram aumentar a resiliência da comunidade


 

Ministros africanos responsáveis pela meteorologia procuram aumentar a resiliência da comunidade

 

A alteração climática está a exacerbar várias tensões, tais como a insegurança alimentar e a disseminação de doenças em África

 

HARARE, Zimbabwe, May 22, 2014/African Press Organization (APO)/ A alteração climática provocada por eventos meteorológicos graves e climatéricos extremos está a exacerbar várias tensões, tais como a insegurança alimentar e a disseminação de doenças em África. Só em 2012, estima-se que cerca de 37,3 milhões de africanos foram adversamente afetados por perigos hidrometeorológicos, um aumento de 43,3% na média anual em relação à última década.

Logo: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/logos/amcomet.jpg

 

Photo 1: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/photos/140521.png

 

Photo 2: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/photos/1405211.png

 

A Conferência Ministerial Africana para a Meteorologia (AMCOMET) (http://www.wmo.int/amcomet) está, por conseguinte, a intensificar esforços para integrar serviços meteorológicos e climatéricos nos quadros nacionais e sub-regionais de desenvolvimento para salvar vidas e melhorar a subsistência das comunidades. É necessária uma abordagem transformadora para introduzir medidas de adaptação inovadoras que aumentem a resiliência das comunidades e lhes permitam enfrentar os efeitos adversos da mudança climática.

 

“Todos os países africanos devem envolver-se no desenvolvimento transformador do continente”, afirmou o Comissário da União Africana para a Economia Rural e Agricultura, o Excelentíssimo Rhoda Peace Tumusiime, acrescentando que, “apoiar os serviços meteorológicos e climatéricos é essencial para reforçar a resiliência de África no contexto da Agenda de África de 2063 na iniciativa Africa We Want”.

 

De 26 a 30 de maio de 2014, “o Grupo de Trabalho e a Reunião do Gabinete da AMCOMET” promovidos pelo Zimbabué em Harare irão refinar o projeto do Plano de Implementação da Estratégia Africana Integrada para a Meteorologia (Serviços Meteorológicos e Climatéricos) para o período de 2014 – 2018.  Os Ministros também irão debater a mobilização de recursos para investimentos prioritários com vista à construção da resiliência relacionada com a intempérie, incluindo o desenvolvimento de uma Política do Espaço Pan-africano.

 

“Esta estratégia fulcral foi concebida para maximizar a contribuição dos serviços meteorológicos para o desenvolvimento sustentável orientando os recursos necessários e o reconhecimento dos governos,” afirmou Hon Saviour Kasukuwere, Ministro do Ambiente, Água e Clima do Zimbabué e presidente da AMCOMET.

 

Distribuído pela APO (African Press Organization) em nome da Conferência Ministerial Africana para a Meteorologia (AMCOMET).

 

 

Para quaisquer dúvidas para os meios de comunicação social (rádio, televisão, entrevistas e fotografias), envie uma mensagem de e-mail para:

Ms. Josiane Uwantege: juwantege(at)wmo.int or phone:  +263 772 726 264 / +41 78 664 41 82

Ms. Clare Nullis: cnullis(at)wmo.int or phone +41 22 730 8478 / 41 79 709 1397

Ms. Carol Jilombo: Jilomboc(at)africa-union.org

 

Notas aos editores

 

A AMCOMET (http://www.wmo.int/amcomet) foi fundada durante a primeira reunião de Ministros responsáveis pela Meteorologia em África, co-organizada pela OMS e AUC, em Nairobi, Quénia, em abril de 2010. Como um resultado importante da Declaração de Nairobi, a AMCOMET foi definida como um mecanismo de alto nível para o desenvolvimento da meteorologia e das suas aplicações em África.  A segunda sessão da AMCOMET aprovou a Estratégia Integrada Africana para a Meteorologia, que foi desenvolvida para aumentar a cooperação entre países africanos e para garantir que os Serviços Nacionais Meteorológicos e Hidrológicos (NMHSs) têm os recursos e as capacidades necessários para cumprirem os seus mandatos.

 

Para mais informações, visite:

•          http://www.wmo.int/amcomet/

•          https://www.wmo.int

 

SOURCE 

Conferência Ministerial Africana para a Meteorologia (AMCOMET)


Categories

%d bloggers like this: