Posted by: APO | 4 September 2013

African Exchange Holdings e Ministério da Agricultura da Nigéria Apresentam Projeto de Armazenamento Pioneiro a Nível Nacional


African Exchange Holdings e Ministério da Agricultura da Nigéria Apresentam Projeto de Armazenamento Pioneiro a Nível Nacional

O sistema de receções apresentado proporcionará aos agricultores garantias para empréstimos e constitui uma plataforma sofisticada para o comércio

ABUJA, Nigeria, September 4, 2013/African Press Organization (APO)/ A African Exchange Holdings (AFEX), uma holding pan-africana fundada por Tony O. Elumelu, Presidente da Heirs Holdings (http://www.heirsholdings.com), Nicolas Berggruen, Presidente da Berggruen Holdings, e Jendayi Frazer, Presidente da 50 Ventures,  destinada a criar bolsas de mercadorias em África, assinou hoje um Memorando de Entendimento (ME) com o Ministério Federal da Agricultura da Nigéria com vista à criação de um sistema pioneiro de receções de armazém que permitirá aos agricultores e cooperativas nigerianos armazenarem em segurança os seus produtos em armazéns acreditados.

Logo: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/logos/heirs-holdings.jpg

Photo: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/photos/11-2.jpg

O Dr. Akinwumi Adesina, CON, o reformista Ministro da Agricultura da Nigéria, afirmou :”O reforço dos mercados agrícolas é fundamental para diversificar a economia da Nigéria. A nossa parceria com a AFEX irá ajudar-nos a melhorar o acesso dos agricultores ao mercado, a reduzir as perdas pós-colheita, a estabilizar os preços e a aumentar os rendimentos dos agricultores. Estamos a modernizar rapidamente a agricultura na Nigéria e o desenvolvimento de sistemas de receção de armazém servirão de base à criação de bolsas de mercadorias agrícolas na Nigéria.”

Elumelu, o Presidente da AFEX Holdings, afirmou: “Congratulamo-nos pela nossa colaboração com o governo nigeriano no âmbito deste projeto com vista a proporcionar um investimento transformador e sustentável ao setor do comércio agrícola neste país. Esta iniciativa representa mais um passo para o reforço da autonomia financeira dos agricultores e para o fomento de uma agricultura que não só seja viável do ponto de vista comercial, mas que seja também capaz de estimular a economia nigeriana. A iniciativa assenta na experiência e no sucesso da nossa filial, a East Africa Exchange, no Ruanda, que se tornou num elemento essencial no desenvolvimento do setor do comércio agrícola em todo o continente.”

Elumelu acrescenta: “Eu e os meus parceiros sentimo-nos bastante estimulados pelo processo de transformação do setor agrícola na Nigéria, pela mão do Dr. Adesina, e desejamos apoiar o governo federal nesta abordagem inovadora.”

Nicolas Berggruen, o fundador da Berggruen Holdings, referiu: “A agricultura em África é a chave da prosperidade do continente.  No caso específico da Nigéria, estamos a investir nas infraestruturas necessárias para assegurar a entrada das mercadorias dos agricultores nos mercados local, regional e mundial.”

Os agricultores nigerianos podem agora usar as receções dos seus produtos como garantias de empréstimos. Tal irá controlar a volatilidade dos preços devido à disponibilidade de reservas de estabilização, permitindo aos agricultores produzir com perspetivas de melhores preços. A fase piloto, com a duração de dois anos, do sistema de receção de armazém abrange sete estados, principalmente no norte da Nigéria, região onde o setor agrícola é de longe o mais importante – Kano, Kaduna, Katsina, Zamfara, Kwara, Gombe e Oyo – e terá início em outubro de 2013.

O Ministério Federal da Agricultura irá prestar apoio ao sistema de receção de armazém, criando para o efeito um contexto favorável, essencial para o seu funcionamento eficaz, e infraestruturas de armazém.

Jendayi Frazer, antigo Secretário de Estado Adjunto dos EUA para África e atualmente Sócio-Gerente da AFEX declarou, “O sistema de receção de armazém ajudará a melhorar a segurança alimentar em toda a Nigéria. Não só permitirá aos agricultores e às cooperativas um melhor acesso aos mercados, através de uma relação direta entre o que produzem e compradores privilegiados, como também proporcionará maiores rendimentos às partes interessadas. A AFEX considera que o nosso sistema de receção de armazém e as melhores operações de armazenamento constituirão a base da criação de uma bolsa de mercadorias dinâmica na Nigéria.”

Distributed by the African Press Organization on behalf of Heirs Holdings.

Sobre a AFEX

A Africa Exchange Holdings (AFEX) é uma holding co-fundada pela Heirs Holdings, Berggruen Holdings e 50 Ventures, em parceria com a Elumelu Foundation e o Berggruen Institute on Governance.  Tem por objetivo criar uma rede de bolsas de mercadorias em toda a África com vista a transformar as dinâmicas comerciais e proporcionar maiores rendimentos aos agricultores.

Para obter mais informações, contacte:

Moky Makura

Diretor de Marketing e Comunicações Empresariais

Heirs Holdings Ltd

E-mail: moky.makura@heirsholdings.com

Telefone: +234 (0)1 277 4641


Categories

%d bloggers like this: