Posted by: APO | 20 May 2013

Líderes de Saúde Global, Desenvolvimento e Negócios anunciam uma nova e inovadora parceria de financiamento visando a entrega de bens essenciais à saúde mais rápida e eficazmente


Líderes de Saúde Global, Desenvolvimento e Negócios anunciam uma nova e inovadora parceria de financiamento visando a entrega de bens essenciais à saúde mais rápida e eficazmente

Uma nova garantia de 5 anos tem o potencial de desbloquear um imenso financiamento do setor privado, acelerando os esforços de concretização das Metas de Desenvolvimento do Milénio

NOVA IORQUE, May 20, 2013/African Press Organization (APO)/ A 17 de maio, especialistas líderes de saúde global e desenvolvimento dos setores público e privado uniram forças na Conferência GBCHealth de 2013 para anunciar uma nova parceria que irá maximizar o financiamento privado para acelerar a entrega e o acesso a produtos de saúde que podem salvar vidas, tais como contraceptivos, redes mosquiteiras e medicamentos aos mais desfavorecidos. Através da Pledge Guarantee for Health (PGH), este novo mecanismo de financiamento irá ajudar a aumentar o impacto de cada dólar de financiamento dos doadores e, em última instância, melhorar o acesso a cuidados de saúde e os respetivos resultados para os milhões de pessoas abrangidas pela ajuda externa.

Logo: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/logos/pgh-logo.jpg

Image: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/logos/bannere.jpg

Photo: http://www.photos.apo-opa.com/index.php?level=picture&id=485
(Cerimónia de assinatura na Conferência de Saúde GBC de 2013 em Nova Iorque a 17 de maio (a partir da esquerda): Aron Betru, Garantia de Envolvimento para a Saúde (Pledge Guarantee for Health), Diretor geral da PGH; Adam Schechter, Presidente da Global Human Health, MSD, e Costa Saroukos, Diretor executivo de finanças, Região EEMEA, MSD. Créditos fotográficos: Whitney Kidder, Whitney Kidder Photography.)

A sequência e os tempos tradicionais para o desembolso da ajuda pode resultar em atrasos no fornecimento e aprovisionamento dos bens. A PGH, desenvolvida e incubada pela Fundação das Nações Unidas, irá mediar o financiamento inovador que acelera o desembolso dos fundos doados, tornando os produtos de cuidados de saúde mais acessíveis e mais económicos para os países em vias de desenvolvimento.

A Agência Norte-americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e a Agência Internacional Sueca para a Cooperação do Desenvolvimento (SIDA) estão a apoiar a expansão da PGH com uma garantia parcial de 5 anos visando acelerar o aprovisionamento de fármacos essenciais e produtos de saúde por parceiros governamentais e pela sociedade civil. Em colaboração com parceiros da banca comercial, esta garantia parcial permite à PGH aceder a um crédito de 100 milhões de dólares que, durante um período de 5 anos, pode mobilizar um tremendo valor de capacidade de empréstimo.

Reconhecendo o potencial para o maior acesso e economia que o financiamento acelerado pode fornecer, fornecedores do setor privado como a MSD, conhecida como Merck & Co., Inc. nos Estados Unidos e no Canadá (http://www.merck.com), e a Vestergaard Frandsen avançaram para fornecer descontos face aos preços praticados visando auxiliar os destinatários que utilizem a PGH a adquirirem os seus produtos de saúde com capacidade de salvar vidas.

Com o apoio de organizações de doadores multilaterais líderes, tais como o Fundo Global de Luta contra a SIDA, Tuberculose e Malária, esta colaboração multissetorial pode ajudar a reforçar o impacto da ajuda dos doadores e acelerar os progressos com vista a cumprir as Metas de Desenvolvimento do Milénio e melhorar as vidas de mães, crianças e famílias em geral.

Uma ferramenta financeira desenvolvida pela Fundação das Nações Unidas, a PGH trabalha para simplificar o aprovisionamento de produtos de saúde que podem salvar vidas. Mediando estes empréstimos a curto prazo a destinatários em países em vias de desenvolvimento, esta parceria de financiamento inovadora permite aos países recetores aceder a métodos de produtos de saúde de maior qualidade e eficácia sem custos adicionais. Atualmente, devido ao imenso atraso entre os doadores e os beneficiários, os desembolsos de ajuda podem demorar até 14 meses. Ao adiantar o financiamento, a PGH consegue reduzir meses ao período decorrido entre o compromisso e o desembolso.

Citações dos principais intervenientes:

Dr. Raj Shah, Administrador, USAID: “Este anúncio reforça os nossos esforços de criar parcerias com o setor privado para ajudar a pôr fim a mortes evitáveis em crianças numa geração. A parceria da USAID com a Pledge Guarantee for Health irá ajudar a transformar esta promessa numa realidade garantindo que as pessoas em todo o mundo — especialmente mães e os seus filhos — tenham acesso a vacinas vitais, redes mosquiteiras e outros produtos que sejam entregues mais rápida, económica e amplamente que nunca.

A garantia da PGH, mediada pela Autoridade de Crédito ao Desenvolvimento da USAID, irá garantir 50% de qualquer empréstimo que os bancos comerciais emitam à PGH durante os próximos cinco anos.  Isto irá permitir que as instituições de crédito comerciais se sintam mais confortáveis com esta estrutura única e, eventualmente, continuem a conceder empréstimos à PGH após o fim da garantia. Através desta nova abordagem, podemos cortar ainda mais ineficácias e maximizar ainda mais o impacto e o alcance de cada dólar investido.”

Dr. Anders Nordström, Embaixador para a Saúde Global, Ministério dos Negócios Estrangeiros da Suécia: “Todos temos de pensar criativamente e em colaboração, através de parcerias como a PGH, para reunirmos as partes interessadas e concentrarmo-nos em conseguir mais valor pelo dinheiro dos doadores.”

Dr. Mark Dybul, Diretor executivo do Fundo Global de Luta contra a SIDA, Tuberculose e Malária: “O Fundo Global foi sujeito a inúmeras melhorias no seu processo e estamos a unir esforços com parceiros como a Pledge Guarantee for Health não só para acelerar a entrega de bens de saúde essenciais, como também para aumentar o valor do dinheiro.”

Sr.ª Kathy Calvin, Presidente e CEO, Fundação das Nações Unidas: “A Pledge Guarantee for Health funciona porque entrega a ajuda mais rapidamente, salvando milhões de vidas. Embora os mecanismos financeiros possam ser complexos, o objetivo da PGH é simples: rápida e eficazmente reduzir as mortes resultantes de doenças de prevenção fácil.”

Sr. Adam Schechter, Presidente da Global Human Health, MSD: “Ao aliar-se nesta parceria à PGH, a nossa empresa irá ajudar a fornecer aos países em vias de desenvolvimento e aos trabalhadores de cuidados de saúde um acesso mais rápido aos nossos medicamentos e vacinas que podem salvar vidas. Esta medida alinha-se com o nosso objetivo mais abrangente de formar parcerias com governos, visando o desenvolvimento de programas e esforços sustentáveis para aumentar o acesso a cuidados de saúde.”

Sr. Mikkel Vestergaard Frandsen, CEO, Vestergaard Frandsen: “Através desta preciosa parceria com a PGH, podemos ajudar a salvar mais vidas e evitar doenças desnecessárias entre as populações dos países em vias de desenvolvimento, que irão receber as nossas redes mosquiteiras anti-malária rápida e eficazmente.”

Sr. Aron Betru, Diretor geral, PGH: “Com base no sucesso das transações de prova de conceito da PGH na África subsaariana, com a ajuda dos nossos fiadores, doadores, fornecedores e parceiros na banca, estamos preparados para expandir e avançar para várias transações relacionadas com contraceptivos, vacinas, anti-retrovirais e redes mosquiteiras de combate à malária. Maximizando um financiamento inovador, esperamos ajudar os programas a conseguir um maior impacto com cada contrato, ajudando cada dólar doado a chegar aos utilizadores finais mais rapidamente e com mais valor.”

Distributed by the African Press Organization on behalf of Pledge Guarantee for Health (PGH) and Merck Sharp & Dohme Corp., a subsidiary of Merck & Co., Inc.

CONTACTOS PARA A COMUNICAÇÃO SOCIAL

Garantia de Envolvimento para a Saúde (Pledge Guarantee for Health): Paige Robson, probson@unfoundation.org, +1-952-836-5202

Fundação das Nações Unidas (UN Foundation): Becky Davis, rdavis@unfoundation.org, +1-202-862-6305

Agência Norte-americana para o Desenvolvimento Internacional (US Agency for International Development):  usaidpressofficers@usaid.gov, +1-202-712-4320

Agência Sueca SIDA (Swedish SIDA): Roger Garman, roger.garman@sida.se, +46-70-254-8752

Fundo Global de Luta contra a SIDA, Tuberculose e Malária (The Global Fund to Fight AIDS, TB and Malaria): Seth Faison, seth.faison@theglobalfund.org, +41-79-788-1163

MSD, Antonia Lang, antonia.lang@merck.com, +43-664-523-6918

Vestergaard Frandsen: Meryl Rader, mer@vestergaard-frandsen.com, +1-908-528-3826

Acerca da Garantia de Envolvimento para a Saúde (Pledge Guarantee for Health)

A Pledge Guarantee for Health é uma parceria inovadora concebida para aumentar a disponibilidade e previsibilidade do financiamento de doadores internacionais para produtos de saúde. Através de uma garantia parcial de 5 anos dos governos dos Estados Unidos e da Suécia, a PGH terá capacidade para maximizar 100 milhões de dólares em crédito de parceiros da banca comercial que, por sua vez, alargarão o crédito a curto prazo aos beneficiários tradicionais da ajuda dos doadores. Os beneficiários poderão utilizar o financiamento dos doadores antes do desembolso, o que resulta num maior poder de compra, maior valor, aprovisionamento e entrega mais rápidos e, em última instância, mais vidas salvas.

Acerca da Agência Norte-americana para o Desenvolvimento Internacional (US Agency for International Development)

O povo americano, através da Agência Norte-americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID), fornece ajuda económica e humanitária em todo o mundo há mais de 50 anos.

A Autoridade de Crédito ao Desenvolvimento da USAID trabalha com investidores, instituições financeiras locais e organizações de desenvolvimento para conceber acordos de partilha de risco estratégicos, conhecidos como garantias de crédito, que desbloqueiam o financiamento de bancos para empreendedores no mundo em vias de desenvolvimento. Através destas garantias, a Autoridade de Crédito ao Desenvolvimento (DCA) já conseguiu mais de 2,7 mil milhões de dólares em financiamento de entidades locais para projetos de infraestruturas, pequenas e médias empresas. Estes empréstimos impulsionaram um crescimento económico ímpar nos últimos 13 anos em cerca de 70 países. Para mais informação, visite www.usaid.gov.

Acerca da Agência Sueca SIDA (Swedish SIDA)

Sida é uma agência governamental a trabalhar em nome do parlamento e do governo da Suécia, com a missão de reduzir a pobreza no mundo. Através do seu trabalho e em cooperação com terceiros, a agência contribui para a implementação da Política para o Desenvolvimento Global da Suécia (PGU). Trabalhamos para implementar a política de desenvolvimento sueca que permitirá às pessoas mais pobres melhorarem as suas vidas. Outra parte importante da nossa missão consiste em realizar a cooperação de reformas com a Europa de Leste, que é financiada através de uma entidade específica. A terceira parte da nossa missão consiste em distribuir ajuda humanitária a pessoas que precisem de assistência. Levamos a cabo uma cooperação para o desenvolvimento melhorada junto de um total de 33 países em África, na Ásia, Europa e América Latina. A nossa seleção dos países para cooperação baseia-se em decisões políticas tomadas pelo governo da Suécia.

Acerca do Fundo Global (The Global Fund)

O Fundo Global é uma instituição de financiamento inovadora que proporciona financiamento aos países para apoiar programas que procedam à prevenção, tratamento e cuidados de pessoas que vivam com o VIH e SIDA, tuberculose e malária. O Fundo Global de Luta contra a SIDA, Tuberculose e Malária foi criado em 2002 visando aumentar drasticamente os recursos para o combate contra as três pandemias. Fomenta parcerias entre governos, a sociedade civil, o setor privado e as comunidades que vivem com as doenças, contribuindo para a forma mais eficaz de combater estas doenças infeciosas mortais. O Fundo Global não gere nem implementa programas no terreno; em alternativa, confia nos especialistas locais. Trabalha com parceiros para garantir que o financiamento serve os homens, mulheres e crianças afetados por estas doenças da forma mais eficaz.

Acerca da MSD

Atualmente, a MSD (http://www.merck.com) é líder de cuidados de saúde à escala global, que trabalha para o bem-estar mundial. MSD é um nome comercial da Merck & Co., Inc., com sede em Whitehouse Station, N.J., E.U.A.. Através dos nossos medicamentos com receita, vacinas, terapêuticas biológicas e produtos de cuidados do consumidor e saúde animal, trabalhamos com os nossos clientes e operamos em mais de 140 países para oferecermos soluções de saúde inovadoras. Também demonstramos o nosso empenho para com o aumento do acesso a cuidados de saúde através de políticas alargadas, programas e parcerias. Para mais informação, visite http://www.merck.com.

Acerca da Vestergaard Frandsen

A Vestergaard Frandsen é uma empresa de saúde pública global que apresenta soluções inovadoras para melhorar as vidas das pessoas menos favorecidas em todo o mundo. A empresa opera de acordo como o modelo empresarial de Empreendedorismo Humanitário e tem como objetivo apoiar as Metas de Desenvolvimento do Milénio das Nações Unidas. Os seus filtros de água LifeStraw® galardoados combatem doenças provocadas pela diarreia e mais de 500 milhões das redes PermaNet® contribuíram para reduzir em um terço as mortes provocadas pela malária desde 2000. Outras soluções da empresa têm como objetivo o tratamento de doenças tropicais negligenciadas, o aumento dos testes ao VIH, a redução da fome e da subnutrição e a mitigação das mudanças climáticas.

SOURCE

Pledge Guarantee for Health (PGH) et Merck Sharp & Dohme Corp., a subsidiary of Merck & Co., Inc.


Categories

%d bloggers like this: