Posted by: APO | 5 February 2013

A Accor deposita grandes esperanças na África Subsariana


A Accor deposita grandes esperanças na África Subsariana

Na cerimónia de inauguração do ibis Dakar, a Accor aproveitou a oportunidade para revelar os seus objectivos de expansão na África Subsariana e procedeu também ao lançamento da PLANET 21, a sua estratégia de desenvolvimento sustentável neste continente

DAKAR, Sénégal, February 5, 2013/African Press Organization (APO)/ A Accor (http://www.accor.com) é o maior operador hoteleiro em África com 17.000 quartos (116 hotéis) em 18 países. Está agora a reforçar a sua expansão neste continente e ambiciona disponibilizar mais 5.000 quartos até 2016.

Logótipo da Accor: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/logos/accor.jpg

A África Subsariana, onde a Accor possui 54 hotéis, desde unidades económicas até unidades de luxo em 14 países, é uma área chave para o grupo, que ambiciona abrir 35 hotéis nesta região até 2020.

A Accor encara como uma oportunidade o crescimento económico da área, a urbanização das suas grandes cidades e a crescente procura por hotéis. Planeia expandir-se principalmente através das suas marcas económicas e de média escala, ibis e Novotel, mas a Accor também irá expandir-se através das suas marcas Mercure e Pullman, como e quando surgirem as oportunidades nas cidades mais importantes. O grupo planeia criar redes mais compactas em países nos quais já está presente e abrir hotéis em novos mercados.

O próximo estabelecimento a ser aberto na África Subsariana é o ibis Lagos Ikeja na Nigéria (na Primavera de 2013).

“Após vários anos de presença em África, depositamos muitas esperanças neste continente e estamos agora a reforçar a nossa expansão aqui. Através do lançamento em África do nosso programa de desenvolvimento sustentável, o PLANET 21, estamos a afirmar o nosso compromisso para com o crescimento sustentável.” declarou Denis Hennequin, Presidente e CEO da Accor.

Fotografia de Denis Hennequin: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/photos/denis_hennequin.jpg

A Accor lança o programa PLANET 21 em África, para reinventar os hotéis…de forma sustentável

O PLANET 21 é o novo programa de desenvolvimento sustentável que envolve todos os hotéis e clientes da Accor. O programa está estruturado com base em sete pilares – saúde, natureza, carbono, inovação, desenvolvimento local, emprego e diálogo, que por sua vez abrangem 21 compromissos sustentados por objectivos quantificáveis ambiciosos que os hotéis devem cumprir até 2015. O programa PLANET 21 inclui um programa inovador que utiliza um conjunto de mensagens educativas para informar e encorajar os clientes a contribuírem activamente para as acções do hotel através de alguns gestos simples.

A abordagem da Accor ao desenvolvimento sustentável deposita uma ênfase particular nos problemas locais. Por exemplo, ao longo dos últimos anos, os esforços dos hotéis do grupo na África Subsariana têm estado focalizados em quatro projectos principais: plantação de árvores na região de Lompoul Kebemer, saúde e bem-estar dos funcionários, carreiras e formação e pesca responsável.

-    Desde 2009, o Senegal tem sido o lar de uma das 14 plantações apoiadas pela Accor como parte do projecto Plant for the Planet que financia a reflorestação em todo o mundo graças à fórmula dos hotéis relacionada com as casas de banho “5 toalhas reutilizadas = 1 árvore plantada”. Até à data, 590 hotéis, incluindo 14 em África e 2 no Senegal, estão a participar neste projecto de fundos para a reflorestação, que é levado a cabo em parceria com a ONG SOS SAHEL. Um total de 1.251.000 árvores foram plantadas na região e benefícios significativos estão a ser sentidos, tanto a nível ambiental (menos erosão, aldeias e campos protegidos da areia) como a nível social (criação de novas actividades geradoras de receitas para as comunidades envolvidas e organização de uma empresa de exploração da madeira).

-    A Accor fez da saúde e bem-estar das suas equipas uma prioridade com o E-care, um website disponível para todos os hotéis na região que ambiciona ajudar a prevenir doenças (VIH/SIDA, malária, diabetes, etc.) e riscos psicossociais (tensão arterial elevada, stress, etc.).

-    A Accor está por detrás da criação de 11.000 empregos em África, incluindo 3.000 na África Subsariana, e acredita que as carreiras e formação de funcionários e futuros funcionários são de vital importância. Em 2012, a Accor África acolheu 1.846 estagiários em 14 países e disponibilizou 517 dias de formação a funcionários na África Subsariana.

-    Os hotéis do grupo em África também estão comprometidos com o apoio ao desenvolvimento local. 82% dos hotéis adquirem produtos locais e promovem-nos nos respectivos menus. No Senegal, um guia para a obtenção de marisco de forma sustentável, produzido em colaboração com a experiente ONG Nebeday, tem sido utilizado em todos os hotéis do grupo desde 2012.

Com o programa PLANET 21, os hotéis da Accor em África, que já demonstravam resultados encorajadores em todas estas áreas, estão agora a dar outro passo em direcção à hospitalidade sustentável.

Distribuído pela Organização de Imprensa Africana em nome da Accor.

*chiffres au 31.12.2012

CONTACTOS DE IMPRENSA

Charlotte Bourgeois-Cleary

Vice-Presidente de Relações Globais com os Meios de Comunicação

charlotte.bourgeois@accor.com

Laurie Bonnaud

Directora de Comunicações

Laurie.bonnaud@accor.com

+ 33 1 45 38 84 95

Marine Todesco

Directora de Comunicações

Marine.todesco@acor.com

+ 33 1 45 38 18 79

SOURCE

Accor


Categories

%d bloggers like this: