Posted by: APO | 19 September 2012

GAIN convoca reunião pan-africana sobre a fortificação alimentar


GAIN convoca reunião pan-africana sobre a fortificação alimentar

Parceiros de 11 países partilham lições aprendidas e melhores práticas para a redução da desnutrição

ADDIS ABABA, Ethiopia, September 19, 2012/African Press Organization (APO)/ A Global Alliance for Improved Nutrition (GAIN) (http://www.gainhealth.org) convocou hoje um workshop em Addis Abeba entre parceiros chave de 11 países de África para partilharem lições, sucessos e os próximos passos na redução da desnutrição através da fortificação alimentar a larga escala.

Logo: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/logos/gain.jpg

Apesar de se terem verificado progressos na diminuição das deficiências dos micronutrientes em África e da implementação de programas nacionais de fortificação alimentar, ainda há muito por fazer. O estado da vitamina A ainda se encontra em níveis preocupantes no que se refere à saúde pública na África Ocidental, onde mais de 40% das crianças sofre de deficiência em vitamina A (Comité Permanente de Nutrição das Nações Unidas). Na Etiópia, a desnutrição na forma de deficiências em vitaminas e minerais resulta numa perda estimada de cerca de meio bilião de dólares do Produto Interno Bruto por ano devida à perda de mão-de-obra, futuro potencial e produtividade laboral (Concern Worldwide/Banco Mundial). A fortificação alimentar é, como o Banco Mundial afirma, “uma tecnologia disponível actualmente que constitui uma oportunidade significativa para melhorar os níveis de vida e acelerar o desenvolvimento a baixo custo e num período curto de tempo.”

“A GAIN está comprometida com a divulgação de lições importantes que possam ser aprendidas nesta workshop acerca da fortificação alimentar para reproduzir as melhores práticas e modelos sustentáveis em toda África que possam melhorar os níveis de vida de milhões de pessoas,” afirmou Marc Van Ameringen, Director Executivo da GAIN. “Estamos entusiasmados por apoiarmos a região e a Etiópia no aumento da sua capacidade de produção – e no aumento do acesso – a alimentos mais nutritivos, acessíveis para as respectivas populações,” acrescentou o Sr. Van Ameringen.

Distributed by the African Press Organizationon behalf of the Global Alliance for Improved Nutrition (GAIN).

Contactos para os meios de comunicação:

Alem Abay, Director Nacional, Etiópia

Global Alliance for Improved Nutrition

Escritório: + 251 910 099821

E-mail: aabay@gainhealth.org

Karie Atkinson, Comunicações

Global Alliance for Improved Nutrition

Escritório: + 41 (0)22 749 17 83

E-mail: katkinson@gainhealth.org

Acerca da GAIN na Etiópia

A GAIN (http://www.gainhealth.org) começou a trabalhar na Etiópia em 2008 através da sua parceria com a UNICEF para aumentar o acesso a sal iodado adequadamente. A GAIN continua a apoiar o Ministério Federal da Saúde e o sector privado no desempenho de actividades que incluem o desenvolvimento e produção de produtos, a criação de procura por parte dos consumidores, a construção da capacidade local na garantia de qualidade e controlo, assim como a defesa de legislação e regulamentos que apoiem uma melhor nutrição.

Acerca da GAIN

Impulsionada por uma visão de um mundo sem desnutrição, a GAIN (http://www.gainhealth.org) foi criada em 2002 numa Sessão Especial da Assembleia-geral das Nações Unidas sobre a Criança. A GAIN apoia parcerias público-privadas para aumentar o acesso aos nutrientes em falta nos regimes alimentares para que as pessoas, comunidades e economias sejam mais fortes e saudáveis. Com um impacto actual diário de mais de 610 milhões de pessoas (metade das quais mulheres e crianças) em mais de 30 países, o objectivo da GAIN é melhorar os níveis de vida de 1,5 biliões de pessoas nas populações mais vulneráveis em todo o mundo através do acesso a soluções de nutrição sustentáveis. Para obter mais informações, visite-nos em http://www.gainhealth.org, siga-nos no Twitter @GAINalliance e goste de nós no Facebook em http://www.facebook.com/GAINalliance.

SOURCE

Global Alliance for Improved Nutrition (GAIN)


Categories

%d bloggers like this: