Posted by: APO | 11 May 2012

Petróleo / Africa Oriental / Canal de Moçambique / Conclusão da aquisição de dados sísmicos 2 D nos activos de Juan de Nova e Belo Profond


Petróleo / Africa Oriental / Canal de Moçambique / Conclusão da aquisição de dados sísmicos 2 D nos activos de Juan de Nova e Belo Profond

LAGOS, Nigeria, May 11, 2012/African Press Organization (APO)/ A South Atlantic Petroleum (SAPETRO) (http://www.sapetro.com) tem o prazer de anunciar ter concluído com êxito o programa de recolha de dados sísmicos 2-D de 12,256 km nos seus dois blocos no Canal de Moçambique, Juan de Nova e Belo Profond. Os volumes individuais são de 8,868 km e 3,388 km em Juan de Nova e Belo Profond respectivamente.

Logo: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/logos/sapetro.jpg

A licença do bloco de Juan de Nova na área TAAF (Terres Australes et Antarctiques Françaises) é de 52,990 km2 e contém uma parte substancial de uma nova província de exploração de águas profundas adjacente às recentes descobertas da ENI e Anadarko na província de exploração da Bacia do Rovuma na costa da África Oriental. A licença do bloco Belo Profond em Madagáscar, que cobre uma área de 13,770 km2 fica adjacente à licença de Juan de Nova e estende-se até às praias do sul ao largo da Zona de Fractura de Davie. Ambas as áreas encontram-se em águas com profundidades entre os 1800m e 3,200m. Os modernos dados sísmicos indicam que os blocos contêm espessuras substanciais de formações sedimentárias do Terciário e Mesozoico favoravelmente estruturadas ao longo de toda a zona remanescente num enorme bloco crustal continental submerso. De facto, toda a área é uma “margem de transformação paleo” com 170 a 90 milhões de anos. Os estudos de sensores remotos por satélite indicam áreas de potencial infiltração de hidrocarbonetos, dos quais foram retiradas amostras para análise geoquímica como parte do agressivo programa de exploração da SAPETRO.

O estudo foi concluído utilizando a tecnologia sem fantasmas GeoStreamerTM da PGS. Esta tecnologia única combina um cabo de sensor duplo GeoStreamerTM da PGS com a sua mais recente tecnologia fonte GeoSource™. Os dados GeoStreamer GSTM são da mais alta qualidade sendo ultra-ricos em frequências altas e baixas e sem fantasmas na fonte e no receptor e, como tal, promete melhorar significativamente a taxa de sucesso de exploração da SAPETRO, alcance dos poços e eficiência de recuperação melhorando a avaliação do prospecto, reservoir delineation e characterization. Este estudo sísmico da SAPETRO é o maior até agora realizado em todo o mundo utilizando a tecnologia GeoStreamerTM da PGS.

SAPETRO também aproveitou a oportunidade da mobilização sísmica para realizar uma amostragem geoquímica utilizando o sistema de amostragem da superfície do tapete C5-C35 graças à Gore Technology para avaliar as infiltrações na região. Foram recolhidas mais de 40 amostras para análise. A SAPETRO acredita que a combinação de dados sísmicos modernos de alto débito e as análises geoquímica irão claramente evidenciar a presença de sistemas petrolíferos activos na zona do Canal de Moçambique.

Apesar do mau tempo, incluindo vários ciclones que passam na região, o estudo foi realizado de forma eficiente concluído graças ao sistema de reboque profundo da GeoStreamerTM.

Martin Trachsel, Director Executivoda SAPETRO, afimrou sobre a transacção:

“Este é um grande feito para a SAPETRO, mas ainda agora estamos a começar. A próxima etapa será a de ver a PGS utilizar a sua separação única de campos de ondas que irá melhorar a interpretação final dos dados. Nos próximos 12 meses, esperamos ter um portefólio de perspectivas sísmicas e geoquímicas suportadas em 3 D, detalhando e perfurando uma das maiores províncias emergentes do mundo em hidrocarbonetos.”

Distributed by the African Press Organization on behalf of South Atlantic Petroleum (SAPETRO).

Para mais informações, contactar:

Uzoma Echegiri

Director-Geral, Comercial

Tel.: +2348033091652

Email: uzoma.echegiri@sapetro.com

Ou visite a nossa página na Internet: http://www.sapetro.com

South Atlantic Petroleum (SAPETRO) (http://www.sapetro.com) é uma empresa nigeriana, de produção e exploração de petróleo e gás com um portefólio de 5 activos em 4 países que cobrem o ciclo completo da cadeia de valor de exploração e produção. Com a produção e exploração em águas profundas ao largo da Nigéria, a SAPETRO tem também interesses no Benim, Território Francês no Canal de Moçambique (TAAF) e Madagáscar.

South Atlantic Petroleum RC N°284117

SOURCE

South Atlantic Petroleum (SAPETRO)


Categories

%d bloggers like this: